ARCHICAD OU REVIT?

November 15, 2021

ArchiCAD ou Revit? Essa é uma dúvida muito comum entre diversos profissionais, afinal se tratam dos softwares mais utilizados por profissionais de arquitetura quando o assunto é BIM.

Compreender qual deles pode ser sua melhor ferramenta de trabalho não é tarefa fácil, uma vez que ambos são ferramentas bem completas e com diversos recursos que podem otimizar o seu fluxo de trabalho.

Se você está indeciso sobre qual deles escolher, esta publicação vai esclarecer todas as suas dúvidas! Confira!

ARCHICAD OU REVIT: QUAL O MELHOR PROGRAMA?

archicad-ou-revit

Para decidir entre o ArchiCAD ou Revit é muito importante conhecer as principais funcionalidades de cada programa e como elas podem beneficiar o seu processo de trabalho.

Não necessariamente o software mais utilizado é o mais adequado para as suas atividades, desta forma é importante identificar qual deles oferece a gama de ferramentas mais alinhadas às suas necessidades.

Então nada como uma análise detalhada para ajudar você a escolher entre o ArchiCAD ou Revit! Bora conferir!

O QUE É ARCHICAD?

archicad-ou-revit

O ArchiCAD é considerado o primeiro software de “construção virtual”, oferecendo uma suíte completa para a criação de geometrias 2D, 3D, visualização e diversos recursos para a elaboração de projetos.

O seu desenvolvimento foi iniciado em 1982 e lançado apenas em 1987, pela empresa húngara Graphisoft, sendo conhecido como um dos primeiros softwares voltados para projetos arquitetônicos,  além de ser considerado o primeiro software BIM. 

Outra característica marcante é a sua flexibilidade para a modelagem do projeto, que dispõe de painéis de ferramentas bem didáticos, com ícones minimalistas, que facilitam o entendimento.

A possibilidade de recorrer a plugins expande as funcionalidades do programa, além de uma vasta biblioteca integrada e os diversos templates, que ainda dispõe de um template voltado para o mercado brasileiro.

O QUE É REVIT?

archicad-ou-revit

O Revit é um dos mais populares softwares de arquitetura e engenharia, que além de recursos para a modelagem 2D e 3D, permite o desenvolvimento de múltiplas disciplinas de um mesmo projeto.

Desenvolvido pela Charles River Software, fundada em 1997 e adquirida pela Autodesk em 2002, oferece ferramentas para planejar e desenvolver os vários estágios do ciclo de vida de uma edificação, sendo um dos softwares BIM mais utilizados no mundo.

Outro grande benefício é a compatibilidade com o vasto catálogo de softwares da Autodesk, além da possibilidade de uso de plugins desenvolvidos por outras empresas, que expandem a capacidade de desenvolvimento de projetos.

Não menos importante, temos a possibilidade de desenvolver múltiplas disciplinas de um mesmo projeto, que vão desde arquitetônico, estrutural, elétrico, hidrossanitário, entre outras disciplinas.

ARCHICAD OU REVIT? QUAL O MELHOR?

Mas e aí? ArchiCAD ou Revit? Ambos são excelentes ferramentas para o desenvolvimento de projetos de arquitetura, atendendo de forma eficiente às demandas e necessidades de qualquer profissional.

Desta forma não há como determinar que um deles seja o melhor, pois cada profissional tem diferentes necessidades, sejam questões técnicas, do segmento no qual você atua ou mesmo facilidade de uso da ferramenta.

Pensando nisso vou fazer uma abordagem mais detalhada dos principais recursos de ambos os softwares para que você possa ter uma melhor opinião de qual deles melhor se adequa para ser sua ferramenta de trabalho.

INTERFACE

O ArchiCAD segue a premissa de ser um software “By Architects for Architects” (Criado por arquitetos para arquitetos), oferecendo uma interface muito limpa e intuitiva, com ícones minimalistas e objetivos.

Outra vantagem é a flexibilidade para posicionar e redimensionar os painéis de ferramentas, permitindo uma customização da área de trabalho visando uma melhor eficiência do seu processo de produção.

archicad-ou-revit

O Revit não fica para trás, organizando os principais recursos no menu superior (Ribbon), separando as ferramentas por assunto, de forma que são agrupadas em abas e separadas em painéis, agilizando a localização de qualquer item.

Outra grande vantagem é que a maioria dos softwares da Autodesk obedecem esse padrão de organização, onde você consegue se familiarizar com as principais ferramentas de forma muito rápida.

As abas de Propriedades e Navegador de projetos também podem ser reposicionadas, oferecendo um melhor controle da sua área de trabalho.

archicad-ou-revit

DESIGN CONCEITUAL

O ArchiCAD oferece recursos simples, porém muito eficientes de modelagem por massa, como a ferramenta Morph Tool.

archicad-ou-revit

Fonte: Archicad.

O processo de modelagem é intuitivo, permitindo a rápida criação e edição de diversos tipos de formas geométricas.

archicad-ou-revit

No Revit encontramos um pacote de ferramentas mais robusto, principalmente quando falamos sobre o processo de parametrização das formas.

archicad-ou-revit

Para um melhor controle e edição da forma, o Revit oferece além do recurso de modelagem de massa, a opção de trabalhar com componentes adaptativos, que permitem uma maior complexidade da proposta do seu projeto.

archicad-ou-revit

RENDERIZAÇÃO

A partir da versão 18, o ArchiCAD incorporou o Cinerender, permitindo que o seu projeto possa ser renderizado diretamente no ArchiCAD, sem a necessidade de recorrer a plugins.

archicad-ou-revit

Fonte: Graphisoft.

Mesmo sem buscar um render 100% foto-realista, o Cinerender oferece ótimos resultados e um controle muito refinado dos materiais e efeitos como: reflexo de lente, profundidade de campo, névoa, entre outros.

archicad-ou-revit

O Revit também oferece um renderizador incorporado, que trabalha com o fluxo Raytracer, permitindo resultados satisfatórios sem a necessidade de recorrer a plugins.

archicad-ou-revit

A partir da versão 2019, o Revit incorporou os recursos PBR, que permitem a criação de materiais que respondem de forma precisa a incidência de luz, oferecendo um resultado muito mais realista no seu projeto. 

archicad-ou-revit

DISCIPLINAS DO PROJETO

O ArchiCAD oferece a possibilidade de trabalhar com múltiplas disciplinas dentro de um mesmo projeto, permitindo um controle muito refinado de todo o ciclo de vida da edificação.

archicad-ou-revit

Mesmo que boa parte destes recursos tenham sido implementados recentemente, já é possível desenvolver projetos multidisciplinares de forma coordenada e eficiente.

No Revit o processo de projetos multidisciplinares está presente a muito tempo, desta forma conseguimos desenvolver projetos muito mais robustos e complexos.

archicad-ou-revit

Além disso, no Revit é possível escolher entre diferentes formas de trabalho multidisciplinar, seja com um modelo local ou de forma compartilhada pela nuvem.

BIBLIOTECAS

O ArchiCAD conta com uma biblioteca integrada com diversos modelos, agilizando o processo de modelagem do seu projeto.

archicad-ou-revit

Não menos importante, temos a biblioteca de esquadrias, onde é possível customizar portas e janelas de uma forma muito simples e rápida, poupando o trabalho de procurar por modelos para o seu projeto.

O Revit oferece uma imensa biblioteca com diversos modelos, chamados de famílias, já instalada junto do software. Para cada disciplina ou necessidade de projetos temos um vasto catálogo de opções.

archicad-ou-revit

Devido a grande comunidade de usuários, existem muitos sites especializados com famílias para download, como o próprio site da Blocks!

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

No ArchiCAD, quando necessitamos de modelagens mais complexas, podemos utilizar o Grasshoper, que vincula o ArchiCAD ao Rhinoceros.

archicad-ou-revit

Com isso temos acesso aos recursos de modelagem do programa Rhinoceros dentro do ArchiCAD, permitindo a criação de formas complexas de forma totalmente paramétrica.

No Revit podemos recorrer ao Dynamo, que já está incorporado ao programa, não exigindo a necessidade de nenhum software adicional.

archicad-ou-revit

Fonte: Blog Autodesk.

Com auxílio do Dynamo podemos criar geometrias complexas, além de otimizar processos de projetos, quantitativos, entre diversas outras aplicações.

PREÇOS

O Revit, por se tratar de uma solução mais robusta, tem um valor mais elevado quando comparado ao ArchiCAD, porém necessita de um número inferior de complementos ou mesmo outros softwares para o desenvolvimento de um projeto complexo.

Também é possível recorrer a uma licença LT, que tem um número reduzido de ferramentas, porém atende muito bem para o desenvolvimento de projetos menos complexos.

Para conferir os valores, forma de pagamento e como adquirir uma licença do Revit você pode acessar o link abaixo:

REVIT

REVIT LT

O ArchiCAD possui um valor relativamente mais baixo se comparado ao Revit, além de possuir formas de pagamento variadas, inclusive descontos para arquitetos filiados ao CAU e demais profissionais associados à ASBEA e SINAENCO.

Também possui diferentes tipos de licenças, como as versões ArchiCAD full (versão completa) e ArchiCAD Solo (versão com alguns recursos limitados).

Para conferir os valores e outros detalhes, você pode acessar o link abaixo:

ARCHICAD

CONCLUSÃO

Escolher qual a melhor ferramenta BIM para o desenvolvimento dos seus projetos não é uma tarefa fácil, então é fundamental conhecer os principais recursos e como eles podem impactar no seu processo de trabalho.

Tanto o ArchiCAD como o Revit se mostram como excelentes ferramentas para o desenvolvimento de projetos, onde cabe a você como profissional entender como cada um deles pode atender as necessidades dos seus projetos.

Outro item indispensável para qualquer profissional é ter à mão uma boa coleção de modelos para usar em seus projetos, então saia na frente usando a biblioteca de famílias da Blocks, que dispõe de uma imensa variedade com atualizações semanais!

Faça parte da Família Blocks!

SOBRE O AUTOR

Luis André
Mestre em arquitetura, designer de produto e professor, compartilhando conteúdo profissional dos principais softwares de arquitetura a mais de 10 anos.
Voltar