CÁLCULO DE TELHADO

November 15, 2021

CÁLCULO DE TELHADO

Fazer o correto cálculo de telhado não exige conhecimento técnico aprofundado, mas mesmo assim costuma ser uma etapa da obra que gera muitas dúvidas para vários profissionais.

Diversos fatores podem influenciar no cálculo de telhado, como a área total, o tipo de telha ou mesmo a funcionalidade do telhado, logo, devemos ter muito cuidado neste processo.

Se você tem dúvidas como qual inclinação utilizar, o tipo de telha e os tipos de materiais mais utilizados, esta publicação é para você! 

Acompanhe!

CÁLCULO DE TELHADO: O QUE É E PARA QUE FAZER?

calculo-de-telhado

O objetivo do cálculo de telhado é garantir economia de materiais, segurança de uso e conforto, tudo isso sem esquecer da estética, afinal, quem não quer uma casa com um belo telhado?

Um telhado corretamente dimensionado, além de oferecer conforto e segurança, deve atender a normas técnicas, como a NBR 15575-5 Requisitos para sistemas de coberturas.

Por se tratar de uma estrutura robusta, deve ser corretamente dimensionada para evitar uma sobrecarga na estrutura da edificação. Mesmo sendo um processo muito simples, devemos ficar atentos a alguns pontos importantes, como por exemplo, a inclinação.

COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE TELHAS PARA O TELHADO?

calculo-de-telhado

Cada tipo de telha necessita de uma inclinação específica, o que impacta no quantitativo de telhas, onde cada fabricante deve indicar o consumo médio de telhas por m² de telhado.

Por exemplo, telhas cerâmicas do modelo colonial costumam ter um rendimento de 15/m², que para um telhado de 75m², devemos multiplicar 15 x 75, resultando na quantidade necessária de 1.125 telhas.

Por se tratar de um material relativamente frágil contra impactos, é comum ocorrerem quebras de peças no transporte, entrega e instalação, então é recomendado comprar um excedente de telhas de pelo menos 5%.

CÁLCULO DE TELHADO: CERÂMICA, METÁLICA, FIBROCIMENTO E OUTROS MATERIAIS!

calculo-de-telhado

A escolha do tipo de telhado para uma casa é uma etapa muito importante para qualquer obra, pois além da estética temos que nos preocupar com questões de conforto, segurança e, não menos importante, materiais que serão utilizados.

Existem diversos modelos de coberturas e materiais que podem ser utilizados, por isso é importante conhecer as características de cada um deles antes de escolher a melhor opção.

Vamos conhecer alguns dos principais modelos e materiais utilizados em projetos de telhados.

  • Telha cerâmica - opção mais utilizada em projetos residenciais, oferecendo ótimo conforto térmico e acabamento;
  • Telha de fibrocimento - leves, baratas e não necessita de uma sustentação reforçada, além de possibilitar a instalação com inclinação mínima de 15%;
  • Telhas metálicas - resistentes, leves e duráveis, permitem vencer grandes vãos, também encontradas em versões termoacústicas;
  • Telhas de policarbonato - leves, resistentes e contam com até 90% de transparência, proporcionando maior aproveitamento da luz natural;
  • Telha de PVC - relativamente durável e com baixa manutenção, que por ser muito leve, possibilita a instalação em pequenas inclinações;
  • Telha de concreto - são duráveis e oferecem bom conforto térmico, oferecendo uma grande variedade de formatos e cores.

Cada tipo de telha tem suas especificações técnicas, que em muitos casos podem ser consultadas em normas como:

Após escolher o tipo de telha que melhor atende às necessidades do seu projeto, entramos na etapa que demanda mais atenção: o cálculo de telhado

Então, vamos aprender a fazer com um passo a passo muito simples.

COMO FAZER CÁLCULO DE INCLINAÇÃO DE TELHADO? PASSO A PASSO!

calculo-de-telhado

O cálculo de inclinação de um telhado é um processo simples, mas que deve ser realizado com atenção, pois além de se tratar de um elemento que conta com uma estrutura robusta, erros podem gerar gastos desnecessários.

O primeiro passo é identificar a área total do telhado, que pode ser facilmente identificada através da planta de cobertura ou mesmo uma planta baixa, lembrando não se esquecer de incluir os beirais (se houver).

O segundo passo é definir o tipo de telha que será utilizada, pois esta escolha afeta tanto a estrutura que será empregada como a inclinação necessária para o telhado, que normalmente o próprio fabricante da telha especifica os valores mínimos e máximos.

De acordo com a inclinação necessária para o telhado, precisamos usar o fator de correção para determinar a área em m² que será coberta pelas telhas, que é diferente da área do telhado, afinal é um plano inclinado.

Isso é facilmente resolvido, basta multiplicar a área do telhado pelo fator de correção. Para facilitar o cálculo, você pode recorrer à tabela abaixo.

calculo-de-telhado

Com a área total do plano inclinado podemos ir para a terceira etapa, que é calcular a quantidade de telhas. Cada fabricante costuma fornecer um consumo médio de telhas por m², que pode variar de acordo com o tipo de telha que será utilizada.

Uma recomendação importante é adquirir uma quantidade excedente de telhas, algo em torno de 5%, pois podem ocorrer quebras durante o transporte, entrega e instalação, além de ser importante ter algumas peças de reposição.

Para um melhor entendimento, vamos imaginar uma área de 9,00 x 4,00 m, onde preciso dimensionar um telhado.

calculo-de-telhado

Como primeiro passo preciso identificar a área total do telhado, que conforme a linha tracejada temos uma projeção de 60 cm, o que nos dá uma área de 9,00 x 4,60m, resultando em 41,4 m² de área total de telhado.

calculo-de-telhado

O próximo passo é identificar o tipo de telha que será utilizada, que para o exemplo vou utilizar a cerâmica do modelo colonial.

Segundo o fabricante, exige uma inclinação mínima de 30% para um comprimento de até 3,00 metros e um acréscimo de 2% de inclinação para cada metro excedente. Conforme o nosso exemplo, vamos escolher a menor medida para o sentido da inclinação, onde temos 4,60 metros. 

Como o comprimento ultrapassa 3,00 metros, preciso acrescentar 2% de inclinação a cada metro excedente, que para simplificar o nosso cálculo, vou arredondar para 35%.

Definida a inclinação necessária, precisamos identificar a área do plano inclinado, sendo necessário usar o fator de correção, que conforme a tabela apresentada, para a inclinação de 35% é de 1,059.

Multiplicando a área total de 41,4 m² pelo fator de correção de 1,059 temos como área total do plano inclinado o valor de 43,84 m².

calcucalculo-de-telhadolo-de-telhado

Agora que temos a área total do plano inclinado, podemos calcular a quantidade de telhas, que no caso da telha cerâmica do modelo colonial, temos o valor de 15/m², onde basta multiplicar este valor pela área do plano inclinado.

calculo-de-telhado

Como temos que considerar um valor excedente de 5% a quantidade vai para 691, que poderíamos considerar 700 telhas para executar esta cobertura.

Assim fica claro que o processo de cálculo de telhado é bem simples, mas um erro simples pode gerar custos desnecessários ou mesmo a falta de material durante a execução do telhado.

COMO CALCULAR TELHADO DE DUAS ÁGUAS (OU MAIS)

calculo-de-telhado

O plano inclinado de um telhado é chamado de água, uma vez que são utilizados para o escoamento da chuva, sendo bem comum um projeto possuir duas ou mais águas.

A escolha da quantidade de águas leva em consideração aspectos arquitetônicos, estruturais e também estéticos, pois se trata de um elemento de grande influência no visual final da edificação.

A quantidade de águas de um telhado é um fator determinante para a complexidade de sua construção, onde quanto mais águas, mais difícil será de ser construído.

O cálculo de telhado com duas ou mais águas é o mesmo empregado para telhados com uma única água, sendo necessário realizar um cálculo para cada uma das águas do telhado.

O maior impacto de telhados com múltiplas águas se dá na estrutura, que precisa acomodar todas as águas da cobertura, respeitando suas respectivas inclinações, além de exigir cuidado redobrado nas vedações.

Assine a Blocks Revit e garanta já as melhores famílias de blocos Revit para encantar com o seu projeto!

CONCLUSÃO

O cálculo de telhado é um processo muito simples, mas exige muita atenção, uma vez que além de garantir a proteção do espaço interno da edificação, tem forte apelo visual em qualquer projeto.

Todo profissional deve saber dimensionar corretamente um telhado, especificando o tipo de telha e a inclinação mais adequada, garantindo a segurança, estanqueidade e conforto para a edificação.

Outro fator que pode ser um diferencial para qualquer profissional é usar famílias de qualidade,  então saia na frente usando a biblioteca de famílias da Blocks Revit, que dispõe de um imenso catálogo com atualizações semanais!

Faça parte da Família Blocks!

SOBRE O AUTOR

Luis André
Mestre em arquitetura, designer de produto e professor, compartilhando conteúdo profissional dos principais softwares de arquitetura a mais de 10 anos.
Voltar