ESTILOS DE ARQUITETURA DE INTERIORES

November 15, 2021

Os estilos de arquitetura de interiores são peça chave na criação da identidade de todo projeto, e escolher qual deles melhor se adapta a sua proposta costuma ser um desafio.

Questões com estética, funcionalidade e até mesmo personalidade devem ser levados em consideração na escolha do estilo mais adequado para o seu projeto. 

Mas você realmente conhece os principais estilos?

Se você ainda tem dúvidas ou se confunde quando o assunto são estilos de arquitetura de interiores, essa publicação é para você! Vamos conhecer quais são os principais estilos para que você escolha o que mais se alinha ao perfil do seu projeto!

14 ESTILOS DE ARQUITETURA DE INTERIORES

estilos-de-arquitetura-de-interiores

Definir qual o estilo de arquitetura de interiores exige que você conheça as características e o perfil de cada um deles, pois assim como a moda, o estilo escolhido diz muito sobre gostos pessoais ou mesmo da personalidade de cada pessoa.

Mesmo cada estilo possuindo suas peculiaridades, o fato de conhecer suas principais características permite que você possa propor ambientes bem elaborados que também sejam autorais, isto é, expressam o seu estilo profissional.

Então vamos conhecer os principais estilos de arquitetura de interiores e suas principais características.

CLÁSSICO

estilos-de-arquitetura-de-interiores

Um dos estilos mais marcantes, sem dúvida, é o clássico. Com um padrão que remete a palácios, proporciona uma atmosfera de muita elegância e luxo.

O estilo clássico se caracteriza pelo padrão simétrico de sua composição, além da predominância de materiais como cristais, peças douradas, veludo, tapetes felpudos e tudo mais o que remete a um ambiente suntuoso.

Uma coisa é certa, o estilo clássico nunca sai de moda. Com o passar do tempo sofreu novas interpretações, aliado a tendências mais modernas e contemporâneas, sendo muito usado em projetos de interiores.


CONTEMPORÂNEO

estilos-de-arquitetura-de-interiores

Fonte: The Design Files, Fotografia de The Palm Co.

O estilo contemporâneo segue um padrão clean com linhas retas e muita elegância. Se caracteriza por ambientes amplos, com linhas retas e focado no essencial, tendo uma distribuição racional do espaço.

Em um ambiente contemporâneo, os materiais “crus”, como concreto, dialogam tranquilamente com padrões de acabamento mais finos, sempre empregando cores neutras, tons claros e muita transparência, onde o vidro e o metal são amplamente utilizados.

Conta com uma decoração prática e com poucas peças, que dão toda uma personalidade para o ambiente, sendo um estilo de arquitetura de interiores amplamente utilizado.

RETRÔ

estilos-de-arquitetura-de-interiores

O estilo retrô é baseado no design de móveis que remetem ao passado, mas que utilizam a tecnologia atual para serem fabricados. Sabe aquele rádio com o estilo dos anos 1920 que tem uma entrada USB? Isso é um objeto retrô.

A principal característica do estilo Retrô se dá pelo design do mobiliário, como sofás com pés palito, eletrodomésticos com bordas arredondadas, sendo todos elementos atuais, porém com o estilo antigo.

A nostalgia é um fator chave deste estilo, que além de remeter ao passado, costuma ser um estilo alegre e divertido.

HIGH TECH

estilos-de-arquitetura-de-interiores

Fonte: Interior Design, Fotografia de DIRTT + Lane Office.

No estilo high tech predomina o uso da tecnologia, mesclando funcionalidade, automação e últimas tendências de design.

Os materiais utilizados também são o que há de mais tecnológico, como vinil, borracha, silicone e plásticos em geral, metais cromados e claro sem se esquecer de iluminação com LED.

O High Tech não é mais aquele futuro distante que imaginamos, ele já está incorporado ao nosso dia a dia, e sempre estará presente em qualquer projeto.

INDUSTRIAL

estilos-de-arquitetura-de-interiores

Inspirado nos galpões nova iorquinos que foram transformados em Lofts residenciais, o estilo Industrial disseminou o estilo de ambientes integrados, que é uma das suas marcas registradas.

O estilo industrial é um dos mais fáceis de identificar, devido ao uso de materiais como tijolo aparente, concreto aparente, itens de uso industrial reutilizados como luminárias e tela metálica, com uma pegada de “faça você mesmo”.

Reaproveitando materiais em sua forma bruta, o estilo industrial oferece uma ambiente simples, espaçoso e com uma atmosfera marcante.

MINIMALISTA

estilos-de-arquitetura-de-interiores

Fonte: Home Design, Fotografia de Abluebird Photography 

O minimalismo usa a máxima que “menos é mais”, indo na contramão do consumismo, focando no essencial.

Sua principal característica é o estilo clean, onde temos pouquíssimo mobiliário, sendo comum até a ausência de acessórios, com a predominância de cores como o branco e o bege.

O minimalismo é muito mais do que o design de um espaço, ele é um estilo de vida que prioriza o essencial e o funcional, que se reflete em tudo, principalmente no design dos espaços.

RÚSTICO

estilos-de-arquitetura-de-interiores

O rústico é um estilo que imediatamente nos remete ao aconchego, por sua característica rural, que é a sua origem.

Temos uma predominância de materiais sem acabamento, como ferro fundido, cobre, madeiras sem acabamento (mesmo móveis ou revestimentos), muito artesanato regional, com itens confeccionados manualmente.

Mesmo sendo um estilo que remete simplicidade, os ambientes são muito acolhedores, transmitindo uma atmosfera campestre e natural.

PROVENÇAL

estilos-de-arquitetura-de-interiores

Fonte: Cool Chic Style. Designer: Ann McGovern, Fotografia de Elle Russia.

O estilo provençal surgiu na França, da tentativa das classes menos favorecidas reproduzir o estilo da realeza do período Luís XVI.

Os camponeses começaram a revestir paredes com tecido, que originou o papel de parede como conhecemos hoje, pintando móveis de branco, criando o estilo pátina, usando móveis tanto sinuosos como padrões de linhas retas, criando uma identidade própria.

Usando cores como branco, verde e azul, o estilo provençal proporciona uma atmosfera delicada, romântica e um pouco ingênua, com um ar muito intimista.

VINTAGE

estilos-de-arquitetura-de-interiores

Fonte: TRIM DESIGN CO.

O estilo vintage valoriza peças antigas e originais, seja porque marcaram época pelo seu estilo ou mesmo história que elas trazem, tendo forte apelo sentimental.

O leque aqui é bem amplo, pois entram tanto itens de mobiliários como cômodas, penteadeiras, sofás, etc, como pequenos itens de decoração, como máquinas fotográficas, de escrever ou qualquer item analógico.

O estilo vintage é marcado tanto pela identidade da época ou como o proprietário se identifica com os elementos de decoração que serão utilizados, criando uma atmosfera aconchegante e repleta de boas memórias.

ÉTNICO

estilos-de-arquitetura-de-interiores

O estilo étnico pode ser encarado como uma viagem a diferentes culturas, tanto para países africanos, orientais e árabes, como as nossas próprias raízes, como culturas indígenas ou mesmo religiosas.

A sua principal característica é a simbologia e o caráter religioso, além da forte identidade regional. A presença de mandalas, símbolos tribais ou qualquer item que identifique uma cultura.

O estilo Étnico representa a identidade cultural de um povo, sendo uma mistura de lembranças, tradições, desejos e emoções. 

ESCANDINAVO

estilos-de-arquitetura-de-interiores

Do norte da europa, temos o estilo escandinavo, fortemente ligado a simplicidade e funcionalidade. Apresenta uma identidade que remete à natureza dentro de casa.

Sua composição emprega uma paleta de cores entre o branco e o neutro, combinando madeira e o uso de colchas, mantas e tapetes.

Com um estilo que obedece o conceito de “menos é mais”, o estilo escandinavo se mostra despretensioso, mas o conforto e aconchego agrada a todos.

MODERNO

estilos-de-arquitetura-de-interiores

Originário do movimento modernista, o estilo moderno tinha como ideal abandonar tudo que era tradicional, predominando a liberdade e o novo.

Não confunda o estilo moderno com o contemporâneo, que pode ser encarado como o pós-moderno. 

No estilo moderno temos um padrão de linhas retas e objetos com um propósito, onde as linhas ortogonais servem como base para o layout dos espaços.

Com uma forte predominância de materiais como vidro, concreto e metal, focado na funcionalidade sem deixar o design de lado.

Assine a Blocks Revit e garanta já as melhores famílias de blocos Revit para encantar com o seu projeto!

ROMÂNTICO

estilos-de-arquitetura-de-interiores

O estilo romântico é delicado e sereno, mas não necessariamente feminino. Preza pela intimidade, sendo muito utilizado em quartos.

Também é muito ligado ao aconchego, com mobiliários estofados, como poltronas e bancos, sendo comum a predominância de tons suaves e rosa.

Com uma decoração despretensiosa, o estilo romântico é muito acolhedor e confortável, que com seu charme agrada a todos.

ORIENTAL

estilos-de-arquitetura-de-interiores

O estilo oriental chama atenção pela simplicidade e funcionalidade, trabalhando sempre com equilíbrio e organização.

O estilo oriental não se limita às culturas japonesa e chinesa, mas explora países de toda a Ásia

Isso amplia o leque de opções, onde uma decoração chinesa trabalha com cores como vermelho, preto e dourado, e na japonesa temos bege, verde claro e estampas florais, permitindo diversos tipos de combinações.

Repleto de equilíbrio e harmonia, o estilo oriental proporciona uma sensação de paz, sendo muito apreciado por isso.

CONCLUSÃO

Os estilos de arquitetura de interiores oferecem um vasto leque de opções, permitindo escolher o que mais se alinha com o perfil do seu cliente, proporcionando um norte para que o seu projeto tenha estilo e funcionalidade.

É fundamental que todo profissional conheça os principais estilos e suas características, e identifique quais deles podem ser melhor empregados em cada tipo de projeto.

Outro fator que pode ser um diferencial para qualquer profissional é usar famílias de qualidade,  então saia na frente usando a biblioteca de famílias da Blocks Revit, que dispõe de um imenso catálogo com atualizações semanais!

Faça parte da Família Blocks!


SOBRE O AUTOR

Luis André
Mestre em arquitetura, designer de produto e professor, compartilhando conteúdo profissional dos principais softwares de arquitetura a mais de 10 anos.
Voltar