MAQUETE ELETRÔNICA

November 15, 2021

Uma maquete eletrônica permite apresentar o seu projeto de forma clara e com todos os detalhes necessários para facilitar a compreensão do seu cliente.

Com isso temos uma redução significativa de alterações, minimizamos erros e eventuais desentendimentos por falta clareza das informações apresentadas em um projeto.

Mesmo com todas essas vantagens, muitos profissionais ficam perdidos na hora de desenvolver uma maquete eletrônica do seu projeto

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é uma maquete eletrônica, como fazer ou mesmo os softwares que podem ser usados, essa publicação foi feita para você! Acompanhe!

O QUE É UMA MAQUETE ELETRÔNICA?

Maquete eletrônica é uma representação tridimensional de um projeto arquitetônico, que pode ser desenvolvida com diferentes níveis de detalhamento, podendo ser desde um modelo esquemático até uma representação foto-realística.

maquete-eletronica

Hoje qualquer empreendimento, por menor que seja, conta com uma maquete eletrônica em 3D, de onde são extraídas perspectivas, vistas de detalhes e até mesmo um tour virtual.

Desta forma a modelagem de uma maquete eletrônica se tornou uma habilidade muito exigida para qualquer profissional de arquitetura e engenharia

Mas você sabe quais são os softwares, conhecimentos e principais cuidados para desenvolver uma maquete eletrônica? Vamos conferir a seguir:

MAQUETE ELETRÔNICA - PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento de uma maquete eletrônica passa por uma série de etapas até se atingir o resultado desejado, onde quanto maior o realismo, mais cuidado e detalhes são envolvidos.

Dependendo da complexidade, é comum envolver mais de um software, além da necessidade de um computador com uma boa capacidade gráfica e de processamento.

Para facilitar a compreensão, vou apresentar um roteiro com as principais etapas do desenvolvimento de uma maquete eletrônica.

MODELAGEM

A modelagem da maquete eletrônica é a etapa onde desenvolvemos toda a geometria em 3D, que pode variar de formas simples como caixas ou cilindros, indo até formas complexas como árvores e outros elementos.

Um modelo 3D é composto por uma série de polígonos, onde quanto mais complexa a forma, mais polígonos serão necessários para garantir a sua qualidade, que consequentemente pode deixar o arquivo bem pesado.

maquete-eletronica

Com a modelagem de toda a geometria da sua maquete eletrônica já é possível ter uma boa ideia de como o seu projeto vai ficar.

maquete-eletronica

Concluída a etapa de modelagem passamos para a próxima etapa, iluminação da maquete eletrônica.

ILUMINAÇÃO

A iluminação é um elemento chave de qualquer maquete eletrônica, valorizando o espaço e permitindo um melhor entendimento da volumetria do seu projeto.

maquete-eletronica

As luzes virtuais permitem tanto a simulação de luzes artificiais, como luminárias, spots, projetores e outros, como a simulação da iluminação do sol, onde temos controles para definir a posição do sol ou mesmo o horário, oferecendo grande precisão no seu projeto.

O mais recomendado é que a etapa de iluminação aconteça antes da etapa dos materiais, uma vez que de acordo com a cor da fonte de luz, a tonalidade dos materiais pode ser afetada, alterando o resultado desejado.

MATERIAIS

Em uma maquete eletrônica, os materiais são padrões aplicados às superfícies dos objetos 3D que reproduzem as características de materiais do mundo real.

maquete-eletronica

Características como cor, refletividade, brilho e texturas, entre outras precisam ser configuradas individualmente, para que possam transmitir o realismo necessário.

Inclusive é muito comum a presença de pequenos defeitos como marcas, riscos ou mesmo sujeira que deixam o material mais natural.

maquete-eletronica

A partir desta etapa já é possível ter uma compreensão completa de como o projeto vai ficar, sendo comum a realização de alguns ajustes ou alterações na proposta.

RENDERIZAÇÃO

A renderização é a etapa em que o computador se encarrega de realizar o serviço pesado, que é processar toda a informação configurada nas etapas anteriores.

A princípio parece simples, porém para que o resultado seja rápido e de qualidade, é preciso que além da correta modelagem, iluminação e texturização, que os parâmetros de renderização sejam corretamente configurados.

maquete-eletronica

Nesta etapa a capacidade computacional da sua máquina é colocada a prova, onde pode ser necessário de alguns minutos até algumas horas para se obter uma única imagem renderizada.

maquete-eletronica

Uma alternativa neste caso é recorrer a renderização na nuvem ou serviços como Renderfarms, que é um serviço de renderização na nuvem pago.

ANIMAÇÃO

Se você precisa de algo além de uma imagem estática a animação pode se mostrar como um excelente recurso para a apresentação da sua maquete eletrônica.

maquete-eletronica

É possível fazer animações de percurso de câmera, simulando uma pessoa percorrendo os espaços dentro da edificação, proporcionando um alto impacto no cliente.

Animações demandam um processamento pesado, exigindo um bom computador e mesmo assim podem levar um tempo significativo para serem finalizadas.

PÓS-PRODUÇÃO

Mesmo com todos os ajustes realizados na etapa de renderização é comum a necessidade de uma etapa de pós-produção onde sua imagem renderizada é tratada em um editor de imagens.

maquete-eletronica

Raramente essas lindas renderizações que vemos na internet são renders brutos, isto é, sem uma etapa de retoques em um editor de imagens, onde por muitas vezes as alterações podem ser bem significativas.

Vegetações, pessoas, cenários de fundo e outros elementos que são muito pesados para serem renderizados podem ser inseridos nesta etapa, além de efeitos de iluminação e pequenas correções.

É possível inclusive criar efeitos variados, como simular um contorno a lápis, que deixa a imagem com um aspecto bem bonito.

maquete-eletronica

OUTRAS APLICAÇÕES

A partir do momento em que temos um modelo 3D detalhado, podemos fazer uso de outros recursos para a apresentação do seu projeto.

A proposta de uma maquete eletrônica é justamente oferecer ao cliente não apenas uma melhor compreensão do seu projeto mas também uma boa experiência no decorrer da etapa de desenvolvimento da sua edificação.

REALIDADE VIRTUAL

O uso de realidade virtual oferece uma total imersão do projeto, onde temos uma visualização em 360° de um espaço projetado, se mostrando como um excelente recurso de apresentação da sua proposta.

maquete-eletronica

Um modelo em Realidade virtual pode ser visualizado diretamente em um celular ou mesmo através de óculos especiais, que podem ser tanto modelos mais simples, como o Google Cardboard, onde encaixamos o celular ou versões mais sofisticadas como o HTC Vive ou Rift.

maquete-eletronica

REALIDADE AUMENTADA

Muito confundido com realidade virtual, o recurso de Realidade Aumentada permite que você insira um elemento 3D no mundo real através da câmera do seu celular ou de óculos de realidade virtual/aumentada.

Com o auxílio de plugins, como o Augin, você consegue apontar a câmera do seu celular para um espaço aberto e visualizar um objeto 3D em escala reduzida ou mesmo na escala real.

maquete-eletronica

IMPRESSÃO 3D

A impressão 3D oferece a possibilidade da criação de uma maquete física, onde serão necessários alguns ajustes no seu modelo de acordo com o tipo de impressora utilizada.

Uma impressão 3D, independente da tecnologia utilizada trabalha com objetos sólidos, então de acordo com o software utilizado para o desenvolvimento do modelo 3D será necessário ajustar ou fazer alguns preenchimentos.

SOFTWARES

A escolha do software para o desenvolvimento de maquetes eletrônicas deve ser feita com cuidado, afinal demanda além de um investimento financeiro o tempo necessário para o domínio da ferramenta.

Um outro aspecto importante é que em muitos casos o processo de desenvolvimento de uma maquete eletrônica pode envolver mais de um software ou um plugin para a etapa de renderização, então vamos conhecer as principais opções:

SKETCHUP

O Sketchup é um software de modelagem 3D muito popular entre arquitetos e designers, oferece uma curva de aprendizagem rápida e com ferramentas simples, se mostra como uma excelente opção para iniciantes.

Possui uma interface limpa e intuitiva, além de contar com uma vasta biblioteca de modelos que podem ser baixados gratuitamente no site 3D Warehouse.

maquete-eletronica

3DS MAX

O 3DS Max é um dos mais tradicionais softwares de modelagem 3D, sendo uma ferramenta voltada para animação, mas em função do alto grau de realismo passou a ser amplamente utilizada no uso de maquetes eletrônicas.

Devido a vasta quantidade de recursos disponíveis, a curva de aprendizagem do 3DS Max costuma ser mais lenta, porém os resultados têm um grau de realismo e detalhamento muito altos!

maquete-eletronica

BLENDER

O Blender é um software de modelagem 3D que vem ganhando espaço no mercado, pois além de contar com uma interface simples, o seu diferencial é se tratar de uma ferramenta gratuita.

É possível encontrar um vasto leque de tutoriais e dicas, o que facilita o seu aprendizado e se mostra como uma excelente opção para quem não dispõe de capital para investir nos principais softwares do mercado.

maquete-eletronica

REVIT

Muito mais do que uma ferramenta para maquete eletrônica, o Revit é um software especializado em projetos de construção civil, criando não apenas um modelo 3D, mas uma simulação completa de uma edificação.

Uma maquete eletrônica é apenas um dos diversos recursos oferecidos pelo Revit, que vão desde quantitativos precisos até mesmo ferramentas para a gestão de uma obra.

maquete-eletronica

VRAY

Um dos mais tradicionais softwares de renderização que temos é o Vray, que oferece uma série de ferramentas para trabalhar materiais, iluminação e outros recursos para gerar imagens foto-realistas.

maquete-eletronica

Fonte: Chaos Group.

O Vray entra na categoria de plugins, isto é, trata-se de uma ferramenta que é incorporada a um software, adicionando novos recursos e ferramentas, que neste caso são voltadas para renderização.

CORONA

O Corona é um software de renderização com uma interface simples e muito intuitiva, oferecendo resultados muito realistas para o seu projeto.

Com uma curva de aprendizado rápida e interface simplificada, oferece resultados muito rápidos. Lembrando que também se trata de um plugin, sendo utilizado em conjunto com um outro software.

maquete-eletronica

Fonte: Corona.

LUMION

O Lumion é um software de renderização em tempo real que oferece resultados muito rápidos, além de contar com uma vasta biblioteca de modelos, principalmente quando falamos de vegetação.

No caso do Lumion, a renderização é realizada diretamente nele, sendo necessário fazer a importação do seu projeto, que dependendo do software, por exemplo o Revit, a sincronização do modelo é automática.

maquete-eletronica

CONCLUSÃO

Uma maquete eletrônica é uma ferramenta indispensável para a apresentação do seu projeto, sendo inclusive um segmento de atuação para muitos arquitetos e profissionais da construção civil.

Conhecer todos os processos envolvidos no desenvolvimento de uma maquete eletrônica, além dos principais softwares do mercado é o primeiro passo para quem deseja se aventurar neste mercado.

Outro item indispensável para o seu projeto é ter à mão uma boa coleção de modelos para usar em seus projetos, então saia na frente usando a biblioteca de famílias da Blocks Revit, que dispõe de um imenso catálogo com atualizações semanais!

Faça parte da Família Blocks!

SOBRE O AUTOR

Luis André
Mestre em arquitetura, designer de produto e professor, compartilhando conteúdo profissional dos principais softwares de arquitetura a mais de 10 anos.
Voltar