PORTIFÓLIO DE ARQUITETURA

September 22, 2021

O Portfólio de arquitetura é uma ferramenta para o arquiteto captar clientes ou mesmo conseguir aquela tão sonhada oportunidade em um grande escritório de arquitetura.

É muito importante ter um portfólio atualizado e bem elaborado, que expresse da melhor forma todos os seus conhecimentos e habilidades.

Nessa publicação vou mostrar tudo o que você precisa saber para criar um portfólio matador! Acompanhe!

PORTFÓLIO DE ARQUITETURA: O QUE É?

Portifólio de Arquitetura

Um portfólio de arquitetura é um compilado dos seus projetos que melhor expressem suas habilidades, conhecimentos e experiências, fornecendo uma visão sobre sua personalidade e estilo de trabalho.

Entrevistar um arquiteto não é uma tarefa simples, já que estamos falando de um profissional que conta com um leque de habilidades muito amplo.

Então, o portfólio se mostra como um excelente recurso para mostrar do que você é capaz.

Você não precisa ser um profissional formado para ter um portfólio, mesmo no decorrer do curso você pode usar os projetos que desenvolveu e está desenvolvendo.

Afinal, é na faculdade que você tem a maior liberdade para se expressar e mostrar o seu estilo.

Mas o que incluir no portfólio? Como montar? Como usar o portfólio para conseguir clientes ou mesmo a tão sonhada oportunidade de trabalho? São essas dúvidas que vou esclarecer a seguir.

COMO MONTAR UM BOM PORTFÓLIO DE ARQUITETURA? 5 DICAS IMPERDÍVEIS!

Portifólio da Marina Araújo
Fonte: Architecture Portfolio - Marina Araújo

Um portfólio de arquitetura deve expressar o profissional que você é.

Portanto, você precisa ter cuidado com cada detalhe que será inserido e como organizar tudo de forma que valorize o seus conhecimentos e habilidades.

Não existe uma regra para a criação de um portfólio de arquitetura, fato que pode preocupar alguns, mas eu prefiro olhar de uma forma mais positiva, pois desta forma o arquiteto pode usar a sua melhor ferramenta, a criatividade!

Gaste o tempo necessário, pois um bom portfólio não é criado do dia para a noite, então faça com calma, cuidado e não tenha pressa. É a sua marca pessoal que está sendo trabalhada, e o resultado deve ser o melhor possível.

CRIATIVIDADE

Criatividade no portifólio

Primeiramente, criatividade não é só um dom, mas é algo que também se conquista com trabalho ao longo do tempo, com muita pesquisa, estudo e aprimoramento


Portfólio não é currículo. Enquanto o currículo expressa toda a parte teórica do seu conhecimento, o portfólio vai apresentar esse conhecimento na prática. Seu portfólio precisa transparecer todas as suas habilidades, técnicas e principalmente o seu estilo. Ele é um atestado da sua capacidade e qualificação, afinal é uma demonstração real de todo o seu aprendizado;

Para criar o seu portfólio não será diferente, pois é através dele que será possível entender  o seu processo de trabalho, como você lida com problemas e trabalha as suas ideias gerando soluções para projetos de arquitetura.

Então aqui vão algumas dicas para explorar o seu portfólio de forma criativa:

  • Beba de outras fontes - busque inspiração em outras áreas como fotografia ou design gráfico, isso vai lhe render ideias interessantes;
  • Brinque com as cores - sim, o seu portfólio pode e deve usar uma boa paleta de cores, você pode inclusive usar a mesma paleta que foi utilizada nos projetos;
  • Seja minimalista - cuidado para não exagerar com detalhes, efeitos ou elementos extravagantes, o que deve ser destacado são os seus projetos;
  • Peça opinião - mostre seu portfólio para outros profissionais e também para pessoas de outras áreas, um outro ponto de vista sempre será bem vindo;
  • Estude outros portfólios - não há nada errado em consultar outros portfólios para se inspirar. Pesquise bastante, analise a narrativa adotada para apresentar cada projeto, diagramação, etc. 
  • Mostre o seu diferencial - você possui outras habilidades além da arquitetura? Pode ser interessante reservar um espaço no seu portfólio para apresentar esses conhecimentos.

No processo de desenvolvimento do seu portfólio é muito comum precisar fazer alguns ajustes ou revisões nos projetos, como: editar legendas, corrigir cotas ou dar aquela valorizada nos ambientes usando famílias de qualidade.

Na Blocks você encontra um imenso catálogo de famílias modernas para Revit com atualizações semanais, que vão elevar o nível do seu portfólio!

EVITE ERROS DE ORTOGRAFIA

Cuidados com erros de ortografia

Além de se preocupar com quais são as melhores pranchas, imagens e outros detalhes dos seus projetos é importante tomar muito cuidado com os textos.

Em um portfólio de arquitetura o texto deve ser claro e objetivo, sendo um elemento que deve auxiliar a narrativa de apresentação do projeto, portanto erros de ortografia ou gramática não podem acontecer em hipótese alguma.

Devido ao volume reduzido de texto presente no portfólio, qualquer erro ficará em destaque, então não importa o quão bonito o seu portfólio seja, a ortografia deve estar impecável.

Para portfólios em outros idiomas o cuidado deve ser redobrado. Peça para uma pessoa com fluência no idioma ler todo o texto ou de preferência contrate alguém para revisar, como o volume de texto é pequeno, o valor será acessível.

ATENTE-SE AO LAYOUT

Portifólio - cuidados com o layout

Um fator crucial para o sucesso do seu portfólio é a diagramação, que nada mais é do que a forma como serão distribuídas e organizadas as imagens, textos e demais informações no seu portfólio de arquitetura.

O layout deve estar muito bem diagramado, pois vai contribuir com a narrativa de apresentação de cada um dos projetos que você selecionar para compor o seu portfólio. 

Conte uma história - não adianta você simplesmente jogar as imagens do resultado do projeto, a sua proposta deve apresentar minimamente as etapas de início, desenvolvimento e conclusão. Entendemos então que o projeto deve ter um texto contextualizando o objetivo, estudos de desenvolvimento (ou mesmo croquis) e as imagens; não se esqueça, o seu projeto não se resume a apenas renders.

Vamos conferir alguns cuidados que podem ser tomados:

O arquiteto se expressa através de imagens, então nada mais justo do que dominar uma ferramenta de edição de imagens, como:

  • Photoshop,
  • Illustrator,
  • CorelDraw, etc.

Um outro fator importante é a tipografia, que consiste nas fontes das letras que serão selecionadas para compor os textos do seu portfólio de arquitetura, evite formatos rebuscados demais, dê preferência para fontes simples que garantam a legibilidade.

Você também pode recorrer a ferramentas como o Google slides ou ao site Canva para montar e diagramar o seu portfólio, ou seja, ferramentas para criar um portfólio de arquitetura não faltam!

ESCOLHA UMA BOA PLATAFORMA

Plataformas para portifólio

Hoje existem diversas plataformas online para o compartilhamento de portfólios de arquitetura, o que se mostra como uma mão na roda, pois com um simples link você consegue compartilhar o seu portfólio.

Vou apresentar ótimos sites para você criar ou compartilhar o seu portfólio online:

  • Behance - é um site portfólio oferecido pela Adobe (que desenvolve o Photoshop, Illustrator, etc). Oferece ferramentas com métricas sobre tráfego de visitas do seu projeto, ofertas de emprego e muito mais.
  • Issuu - é uma plataforma que permite a leitura de arquivos em PDF como revistas, livros e claro, portfólios. 
  • Archinect - comunidade focada em conectar arquitetos, estudantes, designers e fãs de arquitetura. Oferece recursos para portfólio online além da possibilidade de fóruns, feeds de notícias e anúncios de empregos, porém tudo em inglês.
  • Pinterest - é uma rede social visual, que oferece ideias e referências para tudo o que você imaginar. Nele você pode criar sua própria página e compartilhar o seus projetos, sendo um site muito popular.
  • Carbonmade - além de ser um portfólio online, oferece ferramentas para a personalização do seu portfólio de uma forma que fica muito parecida com um site personalizado. 
  • Wix - é uma plataforma online para a criação e edição de sites, bem visual, não exigindo grandes conhecimentos em HTML e criação de sites, também sendo possível criar o seu portfólio online.
  • Wordpress - Se você tem afinidade com criação de sites, esta é a maior plataforma para desenvolvimento de sites, permitindo criar um portfólio exatamente do jeito que você quiser.

Você também conta com a Block Revit para dar aquela turbinada no seu portfólio com as famílias paramétricas de qualidade!

ADAPTE O PORTFÓLIO DE ARQUITETURA AO QUE FOR PROPOSTO

Sempre que pensamos em portfólio somos direcionados a pensar em um tipo único, sendo que em algumas situações podemos adaptá-lo, criando assim tipos personalizados para cada caso.

Quantos projetos selecionar? Não se preocupe demais com a quantidade mas sim com quais projetos demonstram o profissional que você é (ou quer ser), a partir disso você seleciona os seus melhores projetos.

Você pode precisar apresentar o seu portfólio para um cliente, ou se candidatar a uma vaga em um escritório de arquitetura, que por sua vez precisa de um profissional com um determinado perfil de trabalho.

Você pode ter um portfólio padrão e criar uma versão direcionada a um determinado público ou escritório de arquitetura. 

Entenda que a ideia é valorizar as suas habilidades com base nas necessidades de cada cliente.

O mais importante é ser honesto e mostrar todo o seu potencial.

3 EXEMPLOS INCRÍVEIS DE PORTFÓLIO DE ARQUITETURA!

Se tem algo que é um fato em arquitetura é que inspiração nunca é demais!

Então vamos conferir três portfólios incríveis para você se inspirar e já começar a montar o seu!

MARINA ARAUJO

O portfólio da Marina é aquele que deixa qualquer pessoa inspirada.

Marina Araújo - portifólio Minimum Spaces

Com uma diagramação muito bem organizada, até mesmo os projetos mais simples ficam super valorizados, conseguindo destacar os pontos fortes das propostas apresentadas.

Marina Araújo - portifólio Exus Building

Cada projeto conta com uma proposta de layout diferente, mesmo assim o portfólio consegue ser fluido e claro, transmitindo todas as informações necessárias.

Inclusive alguns detalhes construtivos, que costumam exigir certo conhecimento técnico para sua compreensão, são apresentados de forma fluída e de fácil compreensão.

Marina Araújo - portifólio casa na árvore

Resumindo, temos um portfólio de leitura agradável, com uma boa narrativa e uma bela composição, onde todos os projetos foram muito bem apresentados.

Confira o portfólio completo, que está disponível na plataforma ISSUU: Marina Araújo

ANNIKA BABRA

Portifólio Annika Babra - Flow Fluidity

Um belo exemplo de portfólio é o da Annika Babra, que soube trabalhar muito bem com uma paleta de cores em tons cotton candy. 

O portfólio tem uma narrativa fluída e suave e em determinados momentos somos surpreendidos com uma bela imagem do projeto preenchendo toda a folha.

PORTFOLIO - ANNIKA BABRA

Todos os projetos contam com uma folha de apresentação que tem um pequeno resumo para contextualizar o projeto. 

Na sequência, temos uma série de desenhos e imagens que conseguem apresentar toda a evolução do projeto, passando por estudos volumétricos, cortes e vistas explodidas que demonstram todo o processo de trabalho.

Portifólio Annika Babra - Queen west library

Confira o portfólio completo, que está disponível na plataforma ISSUU: Annika Babra.

LAZAR DJURIC

Lazar Djuric apresenta um portfólio com um formato panorâmico, que não é um formato tão convencional, principalmente nessa proporção, mas que oferece uma visão única dos seus projetos.

Portifólio Lazar Djuric - Cultural Center

Mesmo as propostas com um maior número de detalhes se mostra uma leitura agradável, com uma paleta de cores com tons suaves, mas mesmo assim conseguindo destacar pontos importantes da proposta.

Portifólio Lazar Djuric - estudo de massa

Um belo portfólio que mostra que as possibilidades são quase infinitas, principalmente quando temos a possibilidade de explorar diferentes formatos, buscando valorizar ao máximo os projetos apresentados.

Portifólio Lazar Djuric - interna

Confira o portfólio completo, que está disponível na plataforma Issuu: Lazar Djuric

CONCLUSÃO

O seu portfólio de arquitetura é uma narrativa da sua trajetória neste universo, então é preciso que você use toda a sua criatividade para que ele seja inspirador!

Agora que você sabe o que é um portfólio de arquitetura, já sabe que é necessário começar o quanto antes, trabalhando com calma e atenção, pois é uma tarefa que demanda um bom tempo.

Não se esqueça que os seus projetos devem estar impecáveis, então revise todas as informações e aproveite para assinar o Clube Blocks e garantir já as melhores coleções de famílias de Revit para personalizar ainda mais o seu portfólio!

Faça parte da Família Blocks!

SOBRE O AUTOR

Luis André
Mestre em arquitetura, designer de produto e professor, compartilhando conteúdo profissional dos principais softwares de arquitetura a mais de 10 anos.
Voltar