PRANCHA ARQUITETURA

September 22, 2021

Uma prancha de arquitetura é uma das melhores ferramentas para a apresentação do seu projeto, sendo uma etapa que necessita de muita atenção.

É importante elaborar uma correta diagramação, que também obedeça uma narrativa fluida e convidativa, permitindo expressar as suas ideias e valorizar a sua proposta.

Se você ainda tem dúvidas de como elaborar uma prancha de arquitetura, esta publicação é para você, aqui vou apresentar tudo o que você precisa saber para deixar suas pranchas incríveis! Acompanhe!

O QUE É UMA PRANCHA DE ARQUITETURA?

Uma prancha de arquitetura é uma representação gráfica do seu projeto com alto impacto visual, condensando todas as ideias do seu projeto.

A função de uma prancha é criar uma narrativa com as principais informações do seu projeto de forma auto descritiva, permitindo compreender cada uma das soluções propostas.

Seja para projetos de graduação ou para concursos de arquitetura, é importante que a informação seja transmitida de forma clara, proporcionando tanto para profissionais como leigos o completo entendimento das suas ideias.

Sintetizar todas essas informações não é uma tarefa simples, porém com o auxílio de uma boa diagramação, você consegue solucionar este problema facilmente.

O QUE É A DIAGRAMAÇÃO DE UMA PRANCHA DE ARQUITETURA?

DIAGRAMAÇÃO DE UMA PRANCHA

Diagramação de uma prancha de arquitetura é um processo para distribuir e ordenar todas as informações gráficas e textuais do seu projeto, oferecendo um panorama completo da sua proposta.

A diagramação costuma ser a principal dúvida na hora de elaborar uma prancha de arquitetura, e não é para menos, a diagramação é a peça central de uma boa apresentação de projeto.

Um projeto não se resume a uma única prancha, então é importante que as pranchas tenham uma narrativa, permitindo ao leitor compreender não apenas o projeto mas também todo o processo de desenvolvimento.

Mas como condensar plantas, cortes, renderizações, textos e diversos outros elementos gráficos em uma prancha? Confira a seguir!

COMO FAZER A DIAGRAMAÇÃO DE UMA PRANCHA DE ARQUITETURA?

O grande desafio do processo de diagramação de uma prancha de arquitetura é condensar toda a informação do seu projeto de forma clara e ordenada.

DIAGRAMAÇÃO DE UMA PRANCHA DE ARQUITETURA

Usar uma estrutura de grade facilita a organização dos elementos visuais da sua prancha, auxiliando você a criar uma narrativa fluida das informações do seu projeto.

Existem diversas composições que podem ser empregadas, desde grades quadradas ou retangulares, mesclando textos, imagens, ou mesmo adotando uma estrutura totalmente orgânica.

O grid é a estrutura base para a diagramação, permitindo organizar o espaço e a informação que será apresentada.

DIAGRAMAÇÃO DE UMA PRANCHA DE ARQUITETURA

Cada um dos módulos do grid pode ser utilizado de forma individual ou trabalhado em zonas especiais, permitindo que elementos de maior dimensão sejam destacados.

Lembre-se de não sobrecarregar de informação sua prancha, é necessário deixar espaços em branco e separar as informações, onde podemos usar as calhas guia de separação.

QUAL O TAMANHO IDEAL DE PRANCHAS DE ARQUITETURA?

QUAL O TAMANHO IDEAL DE PRANCHAS DE ARQUITETURA?

Em projetos de arquitetura estamos acostumados com os formatos da norma ISO 216, que estabelece o padrão série A, com os formatos A0, A1, A2, A3 e A4, sendo estes os mais empregados.

Porém, para pranchas de arquitetura não precisamos obedecer este padrão, sendo possível explorar outros formatos, que valorizem a sua proposta.

O recomendado é consultar se existe alguma exigência dos professores ou do edital, no caso de um concurso, mas fora estes casos, explore os formatos que melhor se adequem ao seu projeto.

COMO ORGANIZAR PRANCHAS DE ARQUITETURA?

A composição da prancha de arquitetura é a etapa onde sintetizamos as principais ideias do projeto, apresentando apenas o necessário para a compreensão do que foi proposto.

É importante lembrar que você não precisa incluir absolutamente tudo, também tomando cuidado com a quantidade de textos e mantendo o foco na ideia central do projeto.

Para auxiliar neste processo, vamos conferir alguns pontos importantes que devem ser trabalhados para você deixar sua prancha impecável! Confira!

PALETA DE CORES

PALETA DE CORES

Utilizar uma paleta de cores proporciona uma melhor compreensão das informações, destacando elementos importantes.

Mas tome cuidado, as cores devem ser corretamente empregadas proporcionando um equilíbrio da sua proposta. 

Se está na dúvida de qual paleta de cores empregar você pode acessar soluções online de criação de paletas, como o  Adobe Color ou o Coolors.

VISTA EXPLODIDA

VISTA EXPLODIDA

Vistas explodidas tem forte apelo visual, permitindo compreender as diversas camadas que compõem o seu projeto, além de proporcionar um grande destaque de suas ideias.

Também conhecida como perspectiva axonométrica, este é um recurso muito versátil, pois permite demonstrar desde esquemas conceituais até detalhes construtivos de uma maneira muito mais didática.

PLANO DE FUNDO

PLANO DE FUNDO

A escolha do plano de fundo deve ser cuidadosa, procurando ser o mais simples possível, não se tornando uma distração para o leitor.

Porém é possível obter resultados interessantes, principalmente ao utilizar imagens do próprio projeto, recurso que oferece bastante destaque para a proposta.

A utilização de fotografias do terreno e do entorno também criam uma atmosfera muito interessante, transmitindo a sensação de como o seu projeto se integra ao entorno.

CONTEÚDO

CONTEÚDO

As pranchas de arquitetura devem ser auto explicativas e de fácil compreensão, transmitindo não só a sua proposta mas também todo o seu empenho e dedicação para com o seu projeto.

Para garantir um bom entendimento, é importante que os seguintes elementos estejam presentes em suas pranchas:

  • Memorial descritivo;
  • Imagens internas e externas;
  • Corte perspectivado;
  • Diagramas ou esquemas;
  • Estudos de volumetria;
  • Desenhos técnicos (plantas, cortes e detalhes);
  • Vistas isométricas e vistas explodidas.

Não é necessário que todos os itens acima estejam presentes, pois isso varia muito de um projeto para outro, mas na medida do possível são recursos que facilitam a compreensão da sua proposta.

3 PROGRAMAS PARA MONTAR PRANCHAS DE ARQUITETURA

Chegou o momento de montar a sua prancha de arquitetura, mas nem sempre os softwares de arquitetura apresentam bons resultados.

Para compilar diferentes tipos de imagens, textos e outras informações existem softwares especializados que oferecem diferentes recursos de edição e tratamento de imagem, proporcionando resultados incríveis!

Vamos conhecer as melhores opções de programas para você montar sua prancha de arquitetura!

PHOTOSHOP

PHOTOSHOP

O Photoshop é um dos mais populares e tradicionais softwares de edição de imagens, oferecendo uma imensa variedade de ferramentas.

Não é um programa muito intuitivo, o que exige certo conhecimento das principais ferramentas para conseguir trabalhar de forma tranquila.

Mas com um curso rápido ou mesmo uma consulta aos milhares de tutoriais disponíveis na internet, já é possível atingir resultados incríveis.


INDESIGN

INDESIGN

O InDesign está por trás da maioria dos livros, revistas, jornais e anúncios que você vê todos os dias, sendo também muito empregado na diagramação de pranchas.

O grande diferencial do Indesign é na hora de mesclar imagens e textos, permitindo fazer composições totalmente elaboradas a partir do zero.

Também exige um conhecimento mínimo para permitir um bom fluxo de trabalho, mas o seu domínio pode ser um diferencial inclusive no seu currículo.

CANVA

CANVA

Canva é um editor gráfico gratuito e muito intuitivo, permitindo escolher designs específicos para você desenvolver a sua arte.

A proposta do Canva é que você possa criar sua arte sem a necessidade de possuir conhecimento prévio de design, oferecendo milhares de opções de templates para você utilizar como base.

Claro que temos algumas limitações, afinal não é um programa profissional como Photoshop ou o Indesign, mas com paciência e criatividade é possível conseguir resultados incríveis!

CONCLUSÃO

Uma prancha de arquitetura expressa toda a sua habilidade de síntese e comunicação, por isso é importante dominar o seu processo de desenvolvimento.

Todo arquiteto deve compreender como estruturar uma prancha de arquitetura, organizando tanto os elementos textuais como visuais, oferecendo uma narrativa da evolução do projeto e uma fácil compreensão do conteúdo.

Não se esqueça de que além de uma boa apresentação é fundamental um projeto bem elaborado, usando famílias de qualidade, então saia na frente usando as  famílias da Blocks, que dispõe de uma imensa biblioteca  de famílias paramétricas com lançamentos semanais!

Faça parte da Família Blocks Revit!

SOBRE O AUTOR

Luis André
Mestre em arquitetura, designer de produto e professor, compartilhando conteúdo profissional dos principais softwares de arquitetura a mais de 10 anos.
Voltar