PROJETO DE PAISAGISMO

November 15, 2021

Você se interessa pela área de projetos de paisagismo mas não sabe por onde começar? Calma, esta publicação vai apresentar esse universo e tirar todas as suas dúvidas!Um projeto de paisagismo envolve muito mais do que propor quais espécies de plantas devem compor um jardim, onde por trás dessa visão equivocada temos todo um mercado de atuação em constante expansão.

Entender o que compõe um projeto de paisagismo, o que um paisagista faz e o porque o paisagismo é diferente da jardinagem é o primeiro passo para quem deseja desenvolver projetos paisagísticos.

Você se interessa pela área de projetos de paisagismo mas não sabe por onde começar? Calma, esta publicação vai apresentar esse universo e tirar todas as suas dúvidas! Confira a seguir!

O QUE É PAISAGISMO?

projeto-de-paisagismo

Paisagismo é um conceito que inclui trabalhar tanto o ambiente físico como a percepção que as pessoas têm do espaço, que envolve recursos naturais, físicos e demais elementos de uma paisagem.

Podemos definir paisagismo como um processo de projetar, criar e manter uma paisagem, integrando elementos naturais como plantas, vida selvagem e elementos construídos pelo homem.

Neste cenário é muito comum a confusão entre paisagismo e jardinagem, uma vez que as duas atividades envolvem o trabalho com plantas. Então vamos esclarecer a diferença entre ambos.

PAISAGISMO x JARDINAGEM - QUAL A DIFERENÇA?

projeto-de-paisagismo

O paisagismo e a jardinagem envolvem a criação e manutenção de espaços que lidam com a harmonização entre vegetação e elementos arquitetônicos, seja em um pequeno quintal indo até mesmo a parques inteiros.

Apesar de estar em um mesmo campo de atuação, o paisagismo e a jardinagem possuem algumas características que os diferem. Vamos conhecê-las.

O QUE FAZ UM PAISAGISTA?

projeto-de-paisagismo

Um paisagista projeta espaços criando micro e macro paisagens, empregando vegetação, elementos naturais e outros materiais de forma funcional e harmoniosa.

O trabalho de um paisagista envolve a concepção do espaço, considerando uma série de  informações técnicas como: carta solar, morfologia e anatomia da vegetação (família, espécie, etc), porte (grande, média, pequena, forração, arbusto, árvore, etc) entre outras diversas características e peculiaridades do espaço.

Esta proposta deve estar em harmonia com outros elementos arquitetônicos como calçadas, decks, pergolados, fontes, lagos, entre outras estruturas, compondo o espaço que está sendo trabalhado.

Outros aspectos que são trabalhados pelo paisagista são a mistura de cores e a iluminação artificial, permitindo a contemplação do espaço em ambientes fechados ou em períodos sem iluminação natural.

O QUE FAZ UM JARDINEIRO?

projeto-de-paisagismo

A função de um jardineiro consiste no plantio e manutenção de jardins, empregando técnicas que envolvem a identificação do Ph do solo, combate a pragas, manuseio de ferramentas adequadas, transplante de espécies entre outras atribuições.

A jardinagem é uma atividade contínua, uma vez que jardins exigem cuidados especializados, incluindo ecologia do solo, climas, fisiologia vegetal, drenagem de água e o correto combate a infestações de pragas.

Mesmo se tratando de uma atividade contínua, o jardineiro costuma executar trabalhos temporários, onde atendem semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente para cortar grama, efetuar podas, remoção de ervas daninhas e outras atividades.

A IMPORTÂNCIA DE UM PROJETO DE PAISAGISMO

projeto-de-paisagismo

É muito comum o cliente não achar importante o desenvolvimento de um projeto de paisagismo, achando que apenas um esboço é suficiente para a sua execução, visando reduzir custos e economizar tempo.

Entretanto, temos uma série de cuidados que devem ser tomados para garantir o sucesso do paisagismo do espaço, como: características do solo, topografia, clima predominante e até mesmo a presença de animais.

Vamos entender quais as vantagens que um projeto de paisagismo pode trazer:

  • Valorização do imóvel - casas com um bom paisagismo e jardins bem cuidados tem 12% mais chance de serem vendidas;
  • Beneficiam o entorno - a presença de árvores oferecem sombra e reduzem a temperatura, além da presença de grama reduzir a quantidade de poeira;
  • Reduz o custo de energia - arbustos e árvores estrategicamente posicionados ao redor da casa reduzem o custo de ar-condicionado;
  • Amplia o espaço da casa - Cozinhas externas, pátios, decks, piscinas não contam como espaço habitável, mas são uma extensão da sua casa.

10 COISAS QUE UM PAISAGISTA FAZ!

Se você deseja atuar no desenvolvimento de projetos de paisagismo é muito importante ter uma correta compreensão das diversas atribuições de um paisagista.

Muito mais do que apenas desenhar jardins, um paisagista faz todo o planejamento de espaços verdes, transformando tanto espaços externos como internos, empregando técnicas e processos de composição do espaço.

Vamos conhecer 10 coisas que um paisagista faz!

VEGETAÇÃO IDEAL

projeto-de-paisagismo

Diferente do que muitos pensam, a escolha das espécies de plantas de um projeto de paisagismo não se resume apenas a fatores estéticos, como cores e beleza.

A escolha da vegetação deve levar em consideração uma série de fatores como: localização geográfica, incidência de luz natural, velocidade dos ventos, queda de folhas, adubação, periodicidade de rega e até mesmo toxicidade.

Um outro fator muito importante é o crescimento radicular, que basicamente consiste no crescimento das raízes. Dependendo da espécie podem ocorrer problemas de quebra de calçadas, entupimento de encanamentos ou mesmo o comprometimento de fundações.

JARDIM VERTICAL

projeto-de-paisagismo

Os jardins verticais são uma tendência que veio para ficar, uma vez que permitem a presença de um jardim em espaços com pouco ou nenhum solo, como por exemplo apartamentos.

Muito mais do que uma fileira de vasos fixados na parede, a implantação de um jardim vertical precisa levar em consideração fatores como: incidência de chuva, incidência de luz, crescimento da vegetação, desenvolvimento de raízes e outros detalhes.

Jardins verticais demandam manutenção diferenciada, como a correta poda, adubação, irrigação ou mesmo cuidados com excesso de umidade, não só para as plantas, mas para a parede.

MOBILIÁRIO EXTERNO

projeto-de-paisagismo

Um projeto de paisagismo conta não apenas com vegetação, mas também com espaços de convívio, contemplação ou recreação, que não se limita a praças e parques, mas também a jardins residenciais.

Para estes espaços é necessário contar com mobiliário apropriado, que sejam resistentes às intempéries do tempo, como vento, chuva e sol.

É função do paisagista a correta escolha e especificação deste tipo de mobiliário, que não apenas deve valorizar o espaço, mas também oferecer durabilidade e segurança de uso.

PERGOLADOS E GAZEBOS

projeto-de-paisagismo

Além do mobiliário um projeto de paisagismo pode contar com diferentes estruturas que além de harmonizar com o espaço, oferecem abrigo e sombra, como pergolados e gazebos.

O pergolado é uma estrutura de madeira com vigas aparentes dispostas paralelamente, oferecendo um controle de luminosidade, onde é comum a presença de trepadeiras ou vasos suspensos.

Já os gazebos são coberturas apoiadas por colunas, sem paredes, que oferecem um espaço com sombra.

CAMINHOS E TRILHAS

projeto-de-paisagismo

Definir os caminhos de um projeto de paisagismo que conduz o visitante pelo espaço, é outra atribuição do paisagista. Eles auxiliam na contemplação e até mesmo na preservação da vegetação, evitando que o visitante pise sobre plantas mais delicadas.

Caminhos mal elaborados podem induzir os visitantes a fazerem trilhas para diminuir o percurso, danificando as plantas. 

Outro aspecto importante são os materiais empregados, que devem garantir a segurança, evitando acidentes como tropeções ou escorregões.

FONTES

projeto-de-paisagismo

Um elemento muito valorizado em qualquer projeto de paisagismo é a presença da água, que além de deixar o ambiente mais refrescante o som do seu movimento é relaxante e tranquilizador.

O paisagista pode indicar a melhor solução para o espaço onde temos uma série de opções como fontes, cascatas, chafarizes e duchas, que são os mais populares.

Mesmo em espaços limitados, hoje existem soluções verticais como pequenas cascatas ou painéis do tipo “véu de noiva”.

CORES

projeto-de-paisagismo

Quando falamos de paisagismo e cores, obviamente o verde é a primeira opção que nos vem à mente, porém existem além das diferentes tonalidades, uma vasta gama de espécies coloridas, permitindo a criação de diferentes propostas para o espaço.

Um paisagista usa as cores para criar diferentes atmosferas para um jardim, levando em consideração o período de floração para que a correta combinação de cores ocorra na mesma época do ano.

ILUMINAÇÃO

projeto-de-paisagismo

Em um projeto de paisagismo, o profissional leva em conta que estamos falando de um ambiente vivo, que não apenas se modifica com o passar do tempo, mas também conta com espécies sensíveis a alguns tipos de fontes de luz.

Luminárias embutidas, projetores, fincos, balizadores, postes e diversos outros tipos de fonte de luz podem fazer a composição do projeto de paisagismo, valorizando ainda mais o espaço projetado.

PEDRAS NATURAIS

projeto-de-paisagismo

As pedras naturais oferecem a possibilidade da criação de padrões e estéticas diferenciadas em um projeto de paisagismo, sendo necessário que o paisagista tenha conhecimento dos diferentes tipos, custos e aplicações.

O uso de pedras naturais conta com etapas como a disposição das pedras, preparação do solo, escolha dos diferentes tipos de pedras e aplicação, decoração para caminhos e trilhas ou mesmo para dar forma a um canteiro.

JARDIM DE INVERNO

projeto-de-paisagismo

Originário de países com baixas temperaturas, que levavam as plantas para ambientes protegidos dos ventos e intempéries, permitindo assim desfrutar da beleza da vegetação mesmo em períodos de invernos rigorosos.

Esta técnica possibilita a criação de jardins para espaços internos da edificação, que além do contato com a natureza, se mostram como soluções para espaços pouco aproveitados como vãos de escada.

Porém não é qualquer local ou espécie de planta que pode ser cultivada em um jardim de inverno, onde o paisagista pode orientar desde a preparação do local, escolha das espécies e forma de manutenção da vegetação.

CONCLUSÃO

Compreender o que é um projeto de paisagismo e as atribuições do paisagista é o primeiro passo para quem deseja ingressar nessa área, que está em constante expansão.

O projeto de paisagismo vai muito além da escolha das espécies e composição do espaço, envolvendo mobiliário, iluminação, materiais e a perfeita harmonização com o entorno.

Um outro item indispensável para o seu projeto é ter à mão uma boa coleção de modelos para usar em seus projetos, então saia na frente usando a biblioteca de famílias da Blocks Revit, que dispõe de um imenso catálogo com atualizações semanais!

Faça parte da Família Blocks!

SOBRE O AUTOR

Luis André
Mestre em arquitetura, designer de produto e professor, compartilhando conteúdo profissional dos principais softwares de arquitetura a mais de 10 anos.
Voltar