REVIT, O QUE É?

September 22, 2021

O Revit é um software amplamente utilizado para a modelagem e documentação de projetos de construção civil, sendo hoje um pré-requisito para qualquer profissional que deseja atuar nas áreas de arquitetura, engenharia e design de interiores.

Alinhado ao conceito BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) e com seus recursos totalmente parametrizados, o Revit oferece agilidade, precisão e organização do seu projeto de uma forma que softwares CAD não conseguem proporcionar.

Nesta publicação vou apresentar conceitos sobre o Revit, BIM, parametrização e tudo mais o que você precisa saber para mergulhar de cabeça nesse mundo. Acompanhe!

O QUE É REVIT?

O QUE É REVIT?

O Revit é um software especializado para o desenvolvimento de projetos de construção civil, criado pela Revit Technology Corporation (antiga Charles River Software) e foi adquirido pela Autodesk no ano de 2002.

O Revit oferece um ambiente de modelagem 3D, porém também disponibiliza recursos para gerar toda a documentação 2D tradicional (plantas, cortes, vistas, elevações, etc.), itens fundamentais para a documentação de qualquer tipo de projeto.

Além disso, o tempo gasto com revisões é reduzido drasticamente, uma vez que qualquer alteração é refletida em todo o projeto, não sendo necessário fazer correções manualmente.

Também é possível obter o quantitativo dos materiais especificados no projeto, tornando o seu projeto um banco de dados da construção, totalmente alinhado com o conceito BIM.

QUAL O VALOR DA ASSINATURA?

QUAL O VALOR DA ASSINATURA?

A Autodesk, empresa que desenvolve o Revit, trabalha com um sistema de assinatura para uso do software, que pode ser realizada de forma mensal, ou em um contrato anual, que reduz um pouco o valor da assinatura.

O Revit também conta com duas versões, sendo:

  • STANDARD - Tem um valor elevado, mas conta com todas as ferramentas e funcionalidades disponíveis para uso.
  • LT - Tem um valor significativamente inferior, porém conta com recursos limitados.

Como se trata de um produto cotado em dólar, o valor da assinatura pode ter oscilações por conta da moeda, então vou compartilhar abaixo o link direto para as duas versões disponíveis.

VERSÃO STANDARD

VERSÃO LT

Mas se você ainda for estudante é possível utilizar a versão educacional por 1 ano, sem custo. 

Para isso, basta fazer um cadastro no site da Autodesk, que irá solicitar que você comprove que é estudante.

O QUE POSSO FAZER NO REVIT?

O QUE POSSO FAZER NO REVIT?

O Revit oferece recursos para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos, estruturais e sistemas (elétrico, hidráulico, ar-condicionado, etc), permitindo inclusive visualizar e trabalhar separadamente cada uma destas disciplinas.

Além disso, oferece uma infraestrutura para o trabalho colaborativo, ou seja, múltiplos profissionais trabalhando em um mesmo projeto. 

O mais interessante aqui é que todo mundo tem acesso ao projeto completo, porém só pode realizar alterações no seu próprio arquivo.

Toda a documentação é criada de forma rápida, com cortes, vistas e detalhes gerados de forma automática, tudo a partir do modelo 3D, que também permite a extração de quantitativos de materiais ou mesmo renderizações.

QUAIS AS VANTAGENS DO REVIT?

O mercado de construção civil passa por constantes atualizações, o que implica em projetos mais complexos, ficando cada vez mais desafiador o desenvolvimento de um projeto.

O Revit é um reflexo deste cenário, sendo um software robusto e multifuncional, oferece um leque de recursos que não encontramos nos softwares tradicionalmente utilizados, por exemplo, o AutoCAD.

Para dar um panorama geral, vou listar algumas das vantagens ao se migrar para o Revit:

  • Extração de quantitativos - criação de tabelas de quantidades e de materiais, que são atualizadas automaticamente após qualquer alteração do projeto;
  • Estimativa de custos - é possível inserir o valores dos elementos do projeto, que posteriormente pode gerar uma estimativa de custos através de tabelas;
  • Coordenação do projeto - diferentes disciplinas podem ser coordenadas em um arquivo central, permitindo visualizar interferências;
  • Visualização 3D - muito mais do que uma maquete 3D, no Revit temos uma simulação consistente de como o projeto vai ficar quando for executado;
  • Alterações rápidas - por ser um software paramétrico, as alterações do projeto tem baixo impacto, reduzindo significativamente o retrabalho.
  • Renderização - Se for necessário uma apresentação mais elaborada para o cliente, o Revit conta com recursos de renderização.
  • Documentação - as folhas do projeto são geradas de forma muito rápida, e qualquer alteração no modelo 3D, é imediatamente refletida em todas as folhas;
  • Dynamo - Não encontrou a ferramenta que precisa? Você pode programar o código fonte e personalizar recursos do Revit.

Isso é só um pequeno panorama das possibilidades que encontramos ao utilizar o Revit no desenvolvimento de projetos.

COMO FUNCIONA O REVIT?

COMO FUNCIONA O REVIT?

O Revit utiliza o conceito BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) que propõe que seu modelo em 3D não é uma mera maquete eletrônica, mas sim uma simulação da construção.

Isso implica que cada objeto contém informações reais do objeto representado.

Então, o seu projeto passa a ser uma simulação 3D precisa da obra, oferecendo suporte ao projeto ao longo de suas fases, sendo uma ferramenta de análise e controle da sua obra, permitindo um acompanhamento de todo o ciclo de vida da construção.

Para organizar essas informações, temos as famílias, que segundo o próprio Revit são: “um grupo de elementos com um conjunto comum de propriedades de parâmetros e uma representação gráfica relacionada“.

Para garantir a qualidade das informações é muito importante trabalhar com famílias de qualidade, que você mesmo pode desenvolver ou recorrer a empresas especializadas, como a Blocks Revit.

Confira agora as melhores famílias paramétricas para auxiliar na qualidade do seu projeto de arquitetura!

QUAL A DIFERENÇA ENTRE AUTOCAD E REVIT?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE AUTOCAD E REVIT?

O AutoCAD é um software muito bom ao que se propõe, que é a uma representação gráfica simples, ou seja, você sai do papel e vai para o digital. 

Mas no atual cenário da construção civil, ele se mostra muito limitado.

Por exemplo, para representar uma parede de 20 cm de espessura, basta desenhar duas linhas paralelas espaçadas a 20 cm. 

Porém se você “perguntar” para o AutoCAD o que temos na tela a resposta seria “duas linhas paralelas”.

Quando utilizamos o Revit, que é um software voltado para construção civil, temos uma ferramenta para criar a parede, que nos oferece a possibilidade de configurar a quantidade de camadas, tipo de material, função, espessuras, e diversas outras informações. 

Além da possibilidade de extrair estas mesmas informações em uma tabela.

Enquanto o AutoCAD é um software CAD (Computer Aided Design ou desenho auxiliado por computador) o Revit é um software BIM, que é totalmente voltado para a construção civil, permitindo além de uma simulação 3D precisa da obra, a coordenação de diferentes disciplinas de projeto, além do trabalho em equipe.

DICAS PARA O REVIT

O Revit oferece um volume imenso de ferramentas, então separei algumas dicas por onde você pode começar para migrar de vez para o R.

O Revit é um software robusto, que permite que você desenvolva um projeto completo nos seus mínimos detalhes, então para você ir se familiarizando com todas essas ferramentas vou listar algumas dicas importantes para quem está começando:

  • Trabalhe com templates - são arquivos modelo previamente configurados para atender a necessidades específicas. Por exemplo, templates para elétrica, hidráulica, estruturas, etc;
  • Famílias de qualidade - sempre utilize famílias de qualidade, que são arquivos leves e bem configurados, assim você evita que seu arquivo fique pesado ou comece a apresentar travamentos e erros;
  • Crie tabelas - você pode criar tabelas de quantitativos e materiais, onde é possível inserir valores, permitindo um controle muito refinado do seu projeto;
  • Estilos de vista - crie apresentações personalizadas das vistas do seu projeto, que permite que você crie estilos tanto técnicos como humanizados;
  • Estudo solar - você pode fazer uma simulação da incidência solar do seu projeto, permitindo um melhor aproveitamento da luz natural da edificação;
  • Trabalhe por disciplina - separar o seu projeto em disciplinas permite uma melhor organização e visualização das informações;
  • Trabalho colaborativo - mais de um profissional pode trabalhar ao mesmo tempo em um mesmo projeto, otimizando o tempo gasto otimizando o tempo gasto no mesmo.

Com essas dicas já é possível perceber os benefícios de se trabalhar com o Revit em projetos na construção civil.

PARA ESTUDANTES

PARA ESTUDANTES

O Revit é uma excelente ferramenta de aprendizado, uma vez que é possível fazer uma série de simulações de projeto, oferecendo ao estudante a possibilidade de visualizar os resultados através do modelo 3D.

Outra vantagem é que quanto antes o estudante se familiarizar com uma das principais ferramentas do mercado melhor, afinal muitas das vagas disponíveis tem como pré requisito o uso do Revit.

A Autodesk ainda oferece a versão de estudante, onde você terá acesso a todas as ferramentas do software durante um ano e sem nenhum custo, bastando apenas se cadastrar no site e comprovar que é estudante.

INSIRA FAMÍLIAS PARAMÉTRICAS

O Revit oferece um grau muito alto de personalização do seu conteúdo, onde podemos criar e configurar famílias conforme a necessidade do nosso projeto.

Essas famílias devem ser paramétricas, para agilizar o nosso processo de trabalho e ao mesmo tempo permitir a extração de informações relevantes que viabilizem a execução da obra.

Porém criar famílias de qualidade consome um tempo significativo, que poderia ser melhor empregado em outras atividades, então uma solução é recorrer a empresas especializadas no desenvolvimento de bibliotecas de famílias para Revit.

Na Blocks Revit você tem acesso a uma vasta biblioteca de famílias para Revit a um preço justo, e o melhor, toda semana novas coleções são adicionadas ao catálogo.

Assine a Blocks e garanta já as melhores coleções de blocos Revit para encantar com o seu projeto!

PARA PROFISSIONAIS

Se você já é um profissional atuando no mercado e gostaria de migrar para o Revit, não se preocupe, vou listar algumas dicas de como você pode começar:

  • Refaça um projeto antigo - usar o Revit para refazer um projeto que você tenha desenvolvido em outro software é um excelente exercício para ir se acostumando com o programa;
  • Pegue projetos prontos - pegar projetos prontos para estudo também são uma boa forma de se familiarizar e entender como resolver uma série de situações de projeto dentro do Revit;
  • Uma disciplina por vez - faça uma disciplina de cada vez, assim você vai aprendendo a organizar o seu projeto;
  • Fóruns e grupos - participar de fóruns ou grupos permite que você tire suas dúvidas e acompanhe as dúvidas de outros profissionais (que podem ser iguais as suas).

Pode ter certeza que depois de se familiarizar com o Revit você não vai querer voltar para outro software!

CONCLUSÃO

O Revit não é apenas um software, mas uma ferramenta indispensável para profissionais que desenvolvem projetos para a construção civil, oferecendo qualidade, precisão e controle dos seus projetos.

Para quem deseja ingressar ou permanecer no setor de arquitetura, engenharia e design de interiores o Revit se mostra como um requisito indispensável para qualquer profissional.

Ficou interessado em trabalhar com o Revit? Então saia na frente usando a biblioteca de famílias da Blocks, que dispõe de um imenso catálogo com atualizações semanais!

Faça parte da Família Blocks!

SOBRE O AUTOR

Luis André
Mestre em arquitetura, designer de produto e professor, compartilhando conteúdo profissional dos principais softwares de arquitetura a mais de 10 anos.
Voltar