REVIT OU AUTOCAD

November 15, 2021

Revit ou AutoCAD? Esta é uma dúvida que passa pela cabeça tanto de estudantes como de profissionais que já estão no mercado, então nada mais justo do que entender a diferença entre ambos os softwares.

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, entender qual a melhor ferramenta para o desenvolvimento de projetos pode ser o diferencial que você procura para se destacar entre os concorrentes!

Mas você sabe a diferença entre AutoCAD e Revit? Quais as vantagens de cada programa e qual deles melhor se adapta ao seu fluxo de trabalho? Se ainda tem essas dúvidas, essa publicação foi feita para você!

REVIT OU AUTOCAD: O QUE SÃO ESSES PROGRAMAS?

No segmento da construção civil o emprego de softwares especializados já não é nenhuma novidade, mas sem dúvida o AutoCAD e mais recentemente o Revit são os mais populares entre os profissionais da área.

Por mais que ambos programas sejam utilizados para o desenvolvimento de projetos, é importante entender o que são e como podem ajudar você a desenvolver projetos de uma forma rápida e precisa.

REVIT

revit-ou-autocad

O Revit é um software que trabalha com o processo BIM (Building Information Modeling), gerando uma simulação 3D precisa dos elementos construtivos do seu projeto.

Criado pela Revit Technology Corporation (antiga Charles River Software), foi adquirido pela Autodesk em 2002, a mesma empresa que desenvolve o AutoCAD.

No Revit é possível desenvolver projetos arquitetônicos e estruturais, além de projetos complementares como hidráulica, elétrica, ar-condicionado, iluminação, etc.

Seu ambiente de trabalho oferece as vantagens da modelagem 3D, mas permite gerar toda a documentação em 2D, além da possibilidade de extrair quantitativos de todos os materiais especificados, transformando seu projeto em um banco de dados da construção.

Mesmo com uma interface intuitiva, é importante ter um conhecimento prévio de arquitetura ou engenharia, uma vez que as ferramentas simulam os elementos reais de uma construção.

AUTOCAD

revit-ou-autocad

O AutoCAD é um software que trabalha com o processo CAD (Computer Aided Design), oferecendo recursos para o desenho de qualquer tipo de forma geométrica 2D, mas também conta com alguns recursos para modelagem 3D.

Criado pela Autodesk em 1982, o AutoCAD é um dos mais antigos softwares utilizados na elaboração de projetos, sendo que foi um dos primeiros programas que participaram da transição do desenho da prancheta para o computador.

Por se tratar de um software de representação gráfica, suas ferramentas são baseadas em formas geométricas simples como linhas, arcos, polígonos e círculos, que quando combinadas permitem desenhar desde projetos simples até os mais complexos.

Por ser um dos primeiros e mais tradicionais softwares de desenho 2D, acabou se tornando um pré requisito para qualquer profissional que quisesse atuar no segmento da construção civil.

PARA QUAIS TIPOS DE PROJETOS É MAIS INDICADO O REVIT E QUAIS O AUTOCAD?

revit-ou-autocad

Tanto o Revit como o AutoCAD são excelentes ferramentas para o desenvolvimento de projetos, mas como sabemos existem diferentes tipos de projetos, cada um com suas particularidades.

No Revit podemos desenvolver qualquer tipo de projeto voltado para a construção civil, desde soluções mais simples como projetos complexos envolvendo múltiplos profissionais e diferentes disciplinas.

Como o Revit foi pensado para o desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia, você tem uma maior precisão, não apenas gráfica mas também técnica, uma vez que temos ferramentas pensadas para o desenvolvimento de uma edificação.

Paredes, pisos, telhados, portas e janelas são apenas algumas das diversas ferramentas que o Revit oferece, permitindo não apenas simular com precisão tais elementos, como também extrair quantitativos ou mesmo os valores de cada um desses elementos.

revit-ou-autocad

No AutoCAD temos uma grande liberdade para a elaboração de qualquer tipo de desenho, uma vez que o software foi pensado para substituir a prancheta como ferramenta do processo de desenho técnico.

Por se tratar de uma “prancheta digital” o AutoCAD permite a elaboração de qualquer tipo de desenho, técnico ou arquitetônico, oferecendo recursos como organização por camadas, ferramentas de anotação (textos, cotas, linhas de chamada, etc) entre outros recursos.

O AutoCAD atende muito bem para estudos e projetos de pequeno porte, onde as informações e quantitativos podem ser obtidos manualmente ou através de alguma planilha, por exemplo, o excel.

Mas para sabermos qual software melhor se enquadra no seu fluxo de trabalho, vamos entender um pouco mais essas diferenças.

REVIT E AUTOCAD, COMO ESTÁ O MERCADO?

revit-ou-autocad

O AutoCAD foi um software que dominou o mercado por muitos anos, se tornando não só uma referência como também um pré requisito para atuação na área de arquitetura e construção civil em geral.

Porém hoje temos uma mudança de cenário, onde o Revit vem tomando cada vez mais espaço na área de construção civil, e está se tornando um sinônimo para o desenvolvimento de projetos.

Mesmo com todo o impacto que o Revit vem causando no mercado, ainda é muito comum encontrar empresas utilizando o AutoCAD, então estes são dois softwares que são muito requisitados por escritórios e empresas de arquitetura.

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE O REVIT E O AUTOCAD?

A melhor forma de entender as diferenças entre o Revit e o AutoCAD é fazer um comparativo entre os seus principais recursos, onde você poderá decidir qual software pode atender melhor às suas necessidades.

INTERFACE

Organizar uma grande quantidade de ferramentas de forma intuitiva não é uma tarefa simples, porém o Revit consegue fazer isso de forma muito eficiente.

revit-ou-autocad

As principais ferramentas são organizadas na parte superior, no menu chamado Ribbon, que organiza por assunto, separando as ferramentas em diferentes abas.

revit-ou-autocad

Para conseguir acessar as diferentes vistas do seu projeto temos uma aba chamada Navegador de projetos, que organiza de forma Hierárquica todas as vistas do seu projeto.

Também temos uma aba chamada Propriedades, que exibe tanto as informações da vista atual quanto do objeto selecionado.

revit-ou-autocad

Quanto à área de trabalho podemos acessar múltiplas vistas que são organizadas em abas. Além disso, podemos controlar separadamente o padrão de exibição das vistas na parte inferior de cada vista.

revit-ou-autocad

No AutoCAD não é diferente, o volume expressivo de ferramentas é muito bem distribuído em sua interface.

revit-ou-autocad

Assim como no Revit, temos um menu ribbon que organiza as ferramentas por assunto, agrupadas em diferentes abas.

revit-ou-autocad

Quanto à área de trabalho temos dois espaços para desenvolver no nosso projeto, sendo o Model a área de trabalho principal (com o fundo preto) e os Layouts onde organizamos a impressão do projeto finalizado.

revit-ou-autocad

FERRAMENTAS

O Revit oferece ferramentas totalmente voltadas para a área de arquitetura e construção civil, permitindo a elaboração de projetos totalmente alinhados com a realidade do profissional.

revit-ou-autocad

Uma vez que as ferramentas do Revit simulam os elementos reais de uma construção é necessário que sejam corretamente configuradas, o que exige conhecimentos específicos das áreas de arquitetura, engenharia e demais setores da construção civil.

No AutoCAD as ferramentas são totalmente voltadas para a representação gráfica, que por sua vez se baseia no desenho técnico, onde temos recursos de desenho geométrico, anotações, camadas, etc.

revit-ou-autocad

Por se tratarem de ferramentas de desenho técnico, são recursos simples porém muito eficientes para a elaboração de qualquer tipo de desenho.

MODELAGEM

O processo de modelagem do seu projeto dentro do Revit é bem versátil, pois você está 100% do tempo elaborando um projeto em 3D, porém ele é construído através de vistas 2D.

revit-ou-autocad

Este processo de modelagem oferece um controle muito refinado do projeto, afinal temos acesso a vistas de todos os ângulos possíveis de uma edificação.

Isso permite inclusive gerar cortes, vistas e qualquer outra informação que contribua com o desenvolvimento do seu projeto.

revit-ou-autocad

No AutoCAD, por se tratar de um software para desenho técnico, a modelagem se dá por meio de formas geométricas, onde temos total liberdade para representar qualquer tipo de geometria.

revit-ou-autocad

A modelagem é realizada através da combinação de formas geométricas simples, onde podemos elaborar projetos tanto em 2D, como também podemos acessar os recursos de modelagem 3D, alterando a área de trabalho.

revit-ou-autocad

Apesar de simples, os recursos de modelagem 3D também oferecem infinitas possibilidades para a representação do seu projeto.

PLATAFORMAS

revit-ou-autocad

Quando falamos de quais plataformas o Revit pode ser instalado, atualmente ele é exclusivo do sistema operacional Windows, o que acaba sendo uma triste notícia para usuários de Mac.

Já o AutoCAD tem sua versão tradicional para Windows e uma versão exclusiva para MAC, que possui uma interface gráfica diferente, mas oferece as mesmas ferramentas.

revit-ou-autocad

No início pode causar um pouco de estranhamento, mas com um pouco de uso você já se acostuma com esse novo layout no MAC.

PREÇOS

A Autodesk trabalha com o sistema de licenças anuais, tanto para o Revit como para o AutoCAD, que podem ser pagas no formato anual ou no formato mensal.

Um outro fator que pode impactar no valor são as licenças LT, que são versões do Revit ou do AutoCAD com uma quantidade menor de ferramentas, porém oferecem um valor mais atrativo.

Lembrando que por se tratar de uma empresa americana, o valor do dólar tem impacto significativo nos valores, então para consultar o preço atualizado você pode acessar o site dos produtos nos links abaixo:

AUTOCAD

REVIT

REVIT OU AUTOCAD: AFINAL, QUAL É MELHOR?

Escolher entre o Revit e o AutoCAD pode não se mostrar uma tarefa simples, pois ambos os softwares oferecem recursos muito eficientes para o desenvolvimento de projetos.

O Revit nos oferece um ambiente de trabalho com ferramentas totalmente direcionadas ao desenvolvimento de projetos de arquitetura, engenharia e demais projetos complementares, se mostrando uma excelente ferramenta de trabalho.

Já o AutoCAD, mesmo com ferramentas voltadas para a representação gráfica, oferece muita liberdade para o desenvolvimento de estudos preliminares rápidos e projetos simples.

No atual cenário da construção civil o Revit se apresenta como uma ferramenta muito mais completa, porém em um cenário ideal a combinação entre Revit e AutoCAD pode se mostrar como um excelente fluxo de trabalho.

Cabe a você como profissional decidir qual ferramenta melhor atende às suas necessidades.

CONCLUSÃO

Dominar um software para o desenvolvimento de projetos é um pré-requisito para qualquer profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho, então é muito importante escolher bem qual será sua ferramenta de trabalho.

Tanto o Revit como o AutoCAD oferecem excelentes ferramentas para o desenvolvimento de projetos, desta forma é importante conhecer seus principais recursos e entender qual deles pode melhor atender ao seu fluxo de trabalho.

Outro item indispensável para qualquer profissional é ter à mão uma boa coleção de modelos para usar em seus projetos, então saia na frente usando a biblioteca de famílias da Blocks, que dispõe de um imenso catálogo com atualizações semanais!

Faça parte da Família Blocks!

SOBRE O AUTOR

Luis André
Mestre em arquitetura, designer de produto e professor, compartilhando conteúdo profissional dos principais softwares de arquitetura a mais de 10 anos.
Voltar