REVIT OU SKETCHUP

September 22, 2021

Revit e Sketchup são softwares muito populares entre os profissionais de arquitetura, oferecendo ótimas ferramentas e recursos para você desenvolver o seu projeto.

Mas é muito comum ficar em dúvida na hora de escolher qual deles será a sua ferramenta de trabalho, uma vez que são softwares bem diferentes.

Para você não ficar na dúvida se deve escolher Revit ou Sketchup, esta publicação vai explicar em detalhes como cada um deles funciona e suas principais vantagens, confira!

REVIT OU SKETCHUP: QUAIS AS DIFERENÇAS?

revit-ou-sketchup

Um arquiteto conta com um vasto leque de opções de softwares para desenvolver os seus projetos. São diversas ferramentas, plugins, atualizações e diversos outros recursos que prometem otimizar o seu trabalho.

Antes de fazer qualquer escolha, é importante conhecer quais são as ferramentas que cada software oferece e como elas podem facilitar o seu dia a dia.

Então vamos conhecer o que os dois mais populares softwares de arquitetura tem a oferecer, permitindo que você decida como o Revit ou Sketchup podem facilitar o seu dia a dia profissional, acompanhe!

REVIT

revit-ou-sketchup

O Revit é um software BIM (Building Information Modeling) que permite criar uma simulação 3D muito precisa do seu projeto, onde cada elemento inserido no projeto se comporta como o objeto real.

Criado pela Revit Technology Corporation (antiga Charles River Software), hoje ele é distribuído pela Autodesk, a mesma empresa que desenvolve o AutoCAD.

Com o Revit é possível desenvolver projetos de arquitetura e engenharia, além de projetos complementares como hidráulica, elétrica, ar-condicionado, entre outros.

O trabalho colaborativo é um dos pontos fortes, onde múltiplos profissionais podem trabalhar simultaneamente em um mesmo projeto, minimizando erros e também falhas de comunicação.

Por ser um software robusto, é fundamental ter uma boa base de conhecimento técnico da área de arquitetura, mas com um curso rápido já é possível desenvolver projetos completos e muito bem detalhados com ele.

SKETCHUP

revit-ou-sketchup

O Sketchup é um software de modelagem 3D extremamente intuitivo que permite criar modelos tridimensionais através do método “Push and Pull” (Puxar e empurrar).

Criado pela pequena At Last Softwares, conseguiu chamar a atenção do Google, que ajudou a impulsionar a sua popularidade. Hoje o Sketchup é distribuído pela Trimble.

A partir de formas 2D você consegue criar geometrias tridimensionais de forma muito simples e rápida, onde com poucos passos já é possível se esboçar um projeto em 3D.

Com o Sketchup é possível desenvolver uma ampla variedade de projetos em 3D, como arquitetura, design de interiores, paisagismo entre outros.

 O 3D Warehouse concentra uma gigantesca biblioteca de modelos prontos para uso, onde inclusive diversos fabricantes disponibilizam seus próprios modelos, poupando um tempo valioso de trabalho.

QUAIS AS VANTAGENS DO REVIT?

revit-ou-sketchup

Com a forte demanda de projetos cada vez mais complexos, o Revit se apresenta como um dos softwares mais completos, oferecendo suporte a diversas disciplinas e também ao trabalho colaborativo.

Com o Revit é possível extrair diversas informações cruciais para a execução de um projeto como quantitativos, dimensionais, físicos, custo, especificação técnica do fabricante, localização, fase, entre outros.

O processo de revisões também é totalmente otimizado, onde ao se realizar qualquer tipo de alteração no projeto todas as vistas correspondentes são imediatamente atualizadas.

A documentação do projeto é realizada de forma muito rápida, além de contar com um renderizador nativo, que mesmo sendo bem simples, dispensa a necessidade de plugins para gerar imagens realistas.

Se mesmo assim o seu projeto exigir formas ou recursos complexos é possível recorrer a programação do código fonte através da ferramenta Dynamo e criar recursos personalizados.

QUAIS AS VANTAGENS DO SKETCHUP?

revit-ou-sketchup

O Sketchup se mostra como um software altamente intuitivo, onde não exige nenhum conhecimento prévio e em pouquíssimo tempo já é possível obter excelentes resultados.

Em poucos minutos já é possível esboçar o projeto e validar sua ideia de concepção do projeto, economizando um tempo valioso com detalhamento desnecessário.

Sem sombra de dúvidas a vasta biblioteca de modelos que encontramos na 3D Warehouse potencializa a velocidade de modelagem do projeto, atendendo tanto a arquitetura, engenharia, design de interiores, paisagismo e diversas outras áreas.

Apesar de ser voltado para uma modelagem mais geométrica, existem diversos plugins (gratuitos ou pagos) que incorporam novas ferramentas e funcionalidades, permitindo o desenvolvimento de modelagens complexas.

Apesar de exibir uma visualização simples, oferece uma boa apresentação dos projetos, sendo possível criar vistas e também documentar seu projeto através do módulo Sketchup LayOut.

Além disso é compatível com diversos renderizadores disponíveis no mercado, permitindo criar imagens ou mesmo animações super realistas para impressionar os seus clientes.

REVIT OU SKETCHUP: QUAL O MELHOR?

revit-ou-sketchup

Decidir entre Revit e Sketchup não é uma tarefa simples, principalmente porque ambos são softwares voltados para o mercado de construção civil, porém com propostas bem diferentes.

No Revit encontramos ferramentas dentro do processo de produção BIM, gerenciando informações de todos os elementos do projeto, planejamento, controle de custos, quantitativos, organização das fases do projeto e trabalho em equipe.

No Sketchup conseguimos de forma muito rápida expressar ideias e conceitos do nosso projeto, com ferramentas intuitivas e de fácil manuseio, oferecendo muita liberdade durante o processo de concepção e visualização do projeto.

Desta forma, o ponto central da discussão não se concentra no melhor, mas sim no que você precisa! Analise com calma quais são as suas necessidades e com que tipo de projeto ou etapa do projeto você vai trabalhar para determinar a melhor ferramenta.

O melhor software é aquele que consegue atender às suas necessidades, otimizando o seu processo de trabalho da forma o mais eficiente possível.

Assine a Blocks e garanta já as melhores famílias de blocos Revit para encantar com o seu projeto!

CONCLUSÃO

Decidir entre Revit ou o Sketchup como principal ferramenta de trabalho pode se mostrar um desafio, portanto é fundamental entender o que cada um desses softwares tem a oferecer.

Por isso é importante entender o que é possível desenvolver dentro de cada software e quais ferramentas e recursos atendem melhor o seu atual fluxo de trabalho.

Não se esqueça que é fundamental ter à mão uma boa coleção de modelos para usar em seus projetos, então saia na frente usando a biblioteca de famílias da Blocks, que dispõe de um imenso catálogo com atualizações semanais!

Faça parte da Família Blocks Revit!

SOBRE O AUTOR

Luís André
Mestre em arquitetura, designer de produto e professor, compartilhando conteúdo profissional dos principais softwares de arquitetura a mais de 10 anos.
Voltar