REVIT PARA INTERIORES

November 15, 2021

Usar o Revit para projetos de design de interiores é uma dúvida que passa pela cabeça de muitos profissionais, muitas vezes por acharem que o Revit é um software para projetos grandes e complexos.

Mas este cenário está mudando à medida que designers percebem como o uso de um software BIM oferece múltiplos benefícios para qualquer tipo de projeto.

Se você ainda está na dúvida de como o Revit pode facilitar tanto o desenvolvimento como a apresentação dos seus projetos de interiores, essa publicação vai tirar todas as suas dúvidas! Acompanhe!

O QUE É REVIT?

revit-para-interiores

O Revit é um software especializado para desenvolvimento de projetos arquitetônicos, oferecendo um ambiente de modelagem 3D e recursos para a documentação em 2D (plantas, cortes, vistas, detalhes, etc).

Aliado ao processo BIM (Building Information Modeling) proporciona um ambiente de trabalho colaborativo através de uma simulação digital do seu projeto integrando toda a informação do seu projeto em uma única base de dados.

Apesar de soar complexo, o BIM facilita o compartilhamento das informações atualizadas do seu projeto com todos os envolvidos, desde a elaboração do projeto até a conclusão, minimizando erros e gastos com retrabalho.

COMO USAR O REVIT PARA DESIGN DE INTERIORES?

revit-para-interiores

O Revit é uma ferramenta muito eficaz para arquitetos e engenheiros, porém como sabemos, projetos de design de interiores contam com alguns aspectos únicos, sendo necessário repensar alguns processos do seu fluxo de trabalho.

Com uma grande quantidade de elementos e detalhes para serem devidamente representados, os projetos de design de interiores encontram no Revit todos os recursos necessários para o seu desenvolvimento.

Para um melhor entendimento de como o Revit pode impactar tanto na velocidade como na qualidade dos seus projetos, vou apresentar 10 motivos para que você possa decidir se vale ou não a pena migrar para o Revit.

REVIT PARA DESIGN DE INTERIORES - 10 MOTIVOS PARA MIGRAR

Se você ainda está na dúvida se vale mesmo a pena migrar os seus projetos de design de interiores para o Revit, nada mais justo do que conhecer as principais ferramentas do Revit e como elas podem otimizar o seu fluxo de trabalho.

A ideia aqui é apresentar de forma breve alguns recursos que proporcionam um ganho significativo de produtividade, organização e precisão das informações do seu projeto, então vamos conhecê-los.

PISO, PAREDE E TETO

revit-para-interiores

Elementos arquitetônicos como piso, paredes e teto podem ser rapidamente criados no seu projeto, oferecendo não apenas velocidade mas informações como todos os materiais que compõem cada elemento.

Cada um dos materiais é compreendido como uma camada diferente, onde podemos definir o tipo de material e suas características, oferecendo uma precisão incrível de cada revestimento que será utilizado no seu projeto.

revit-para-interiores

Com isso conseguimos reproduzir com precisão não apenas os materiais como a dimensão exata de cada elemento, seja parede, piso ou teto.

PORTAS E JANELAS

revit-para-interiores

Portas e janelas são elementos inteligentes que automaticamente recortam paredes ao serem inseridas no projeto, economizando um tempo valioso.

A representação das portas e janelas se adapta de acordo com o tipo de vista, onde em vistas 3D são exibidas com todos os seus detalhes, já em planta podem ter uma representação simplificada e com a indicação de abertura.

revit-para-interiores

Caso uma porta ou janela seja removida a abertura da parede é imediatamente fechada, poupando o trabalho de fazer o fechamento daquela abertura.

ÁREAS E AMBIENTES

revit-para-interiores

No Revit é possível identificar os espaços internos do seu projeto com apenas um clique, definindo o nome e também exibindo informações como área e volume.

revit-para-interiores

Com a ferramenta Room você consegue identificar qualquer espaço entre paredes automaticamente, ou se necessário delimitar um espaço conforme a sua necessidade, com a ferramenta Room Separator.

Já com a ferramenta Area você pode delimitar um espaço personalizado, que pode conter um ou mais cômodos, como por exemplo salas de aula de uma escola.

CORTINA DE VIDRO

revit-para-interiores

A ferramenta cortina de vidro permite a criação de um sistema de envidraçamento no seu projeto, que pode tanto ser uma parede como toda a fachada de um edifício.

O sistema de cortina de vidro é muito versátil, permitindo definir diferentes paginações para os vidros, escolher o tipo de estrutura e modulação das colunas e travessas, além da possibilidade de criar perfis personalizados.

revit-para-interiores

Além de envidraçamento é possível criar diferentes sistemas modulados, substituindo os painéis de vidro por outro elemento, como por exemplo cobogós.

FORROS

revit-para-interiores

Crie um forro rebaixado para os seus ambientes com apenas um clique, definindo o tipo de material e o pé-direito livre de forma simples e rápida.

Também é possível criar diferentes tipos de desenho, controlando o deslocamento, inclinação ou mesmo desenhando sancas e outros tipos de rebaixo.

A composição do forro também obedece o sistema de camadas, onde podemos configurar uma ou mais camadas, permitindo uma maior fidelidade da sua representação.

LUMINOTÉCNICA

revit-para-interiores

No Revit podemos inserir elementos de iluminação que simulam o comportamento de fontes de luz reais, com controles de temperatura de cor, watts ou mesmo como será o seu fluxo luminoso.

Desta forma podemos representar de forma muito precisa a iluminação artificial dos ambientes do seu projeto.

revit-para-interiores

Também temos controles de iluminação para a renderização do seu projeto, onde podemos definir quais luzes vão ficar acesas, apagadas ou mesmo esmaecidas.

revit-para-interiores

ESTUDO SOLAR

revit-para-interiores

O Revit permite fazer simulações da iluminação natural do seu projeto, oferecendo controles para determinar a real posição do sol em relação a sua edificação.

É possível fazer simulações de determinados dias e horários ou mesmo diferentes períodos do ano, além da possibilidade da criação de uma animação exibindo o movimento das sombras em relação a movimentação do sol no decorrer do dia.

revit-para-interiores

Essas funcionalidades auxiliam não só na representação do seu projeto mas também na tomada de decisões de projeto, como soluções de controle de ofuscamento ou mesmo um melhor aproveitamento da incidência de luz natural nos espaços.

HIDRAÚLICA E ELÉTRICA

revit-para-interiores

Os pontos de hidráulica e elétrica podem ser rapidamente definidos dentro do Revit, onde temos todos os recursos necessários para a elaboração de um projeto completo destas disciplinas.

O Revit conta com ferramentas para elaboração dos sistemas hidrossanitários de água fria, água quente e esgoto sanitário, permitindo tanto a simples definição dos pontos como desenvolver o projeto por completo.

Com a instalação elétrica não é diferente, sendo possível determinar todos os pontos de elétrica, desde interruptores, tomadas e pontos de luz, ou mesmo o desenvolvimento de todo o projeto elétrico.

AR-CONDICIONADO

revit-para-interiores

A climatização é um importante item em qualquer projeto de interiores, onde no Revit podemos inserir não só seus principais elementos como também elaborar o projeto por completo.

Componentes para os sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado podem ser rapidamente inseridos em seu projeto, permitindo não só a definição dos pontos como o correto dimensionamento de cada sistema.

QUANTITATIVOS

revit-para-interiores

Extrair quantitativos e outras informações do seu projeto é um dos mais eficientes recursos oferecidos pelo Revit, sendo possível ordenar todos esses dados em tabelas, que são atualizadas automaticamente sempre que o projeto é alterado.

O Revit entende o seu projeto como um imenso banco de dados da construção, onde podemos extrair informações como quantidades, dimensões, valores, especificações de fabricantes e muito mais.

Todos esses dados servem para que você tenha um controle muito preciso do seu projeto, não apenas de financeiro ou quantitativo, mas também auxiliam na tomada de decisões ou mesmo no planejamento da execução do seu projeto de interiores.

CONCLUSÃO

O Revit se mostra como uma excelente ferramenta para designers de interiores, oferecendo ferramentas para todas as etapas do seu projeto.

O processo BIM é uma realidade não só para grandes empreendimentos, mas também para projetos de interiores, oferecendo velocidade, precisão e controle, ou seja, tudo o que um profissional de design precisa nos seus projetos.

Outro item indispensável para o seu projeto é ter à mão uma boa coleção de modelos para usar em seus projetos, então saia na frente usando a biblioteca de famílias da Blocks Revit, que dispõe de um imenso catálogo com atualizações semanais!

Faça parte da Família Blocks!

SOBRE O AUTOR

Luis André
Mestre em arquitetura, designer de produto e professor, compartilhando conteúdo profissional dos principais softwares de arquitetura a mais de 10 anos.
Voltar